Nas relações que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, os cientistas definem dois modos de interação: intraespecífica e interespecífica.
Interação intraespecífica
Nota:
São todas as interações que os seres vivos da mesma espécie estabelecem entre si.
Cooperação
Nota:
A cooperação intraespecífica é uma relação harmoniosa em que os indivíduos contribuem para o benefício do grupo.A cooperação pode manifestar-se em associações de indivíduos, como, por exemplo, em associações familiares, em colónias e em sociedades.
Competição
Nota:
A competição intraespecífica é uma interção entre individuos que atuam para garantir a sobrevivência individual ou assegurar a sua reprodução e, por isso, não contribui para o bem comum.
Canibalismo
Nota:
O canibalismo é uma interação entre indivíduos da mesma espécie em que um mata outro do qual se alimenta. O canibalismo é considerado por alguns investigadores a manifestação suprema da competição intraespecífica.
Interação interespecífica
Nota:
São todas as interações que os seres vivos de diferentes espécies estabelecem entre si.
Predação
Nota:
A predação é uma relação com benefício para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) é prejudicado interação [+/-], isto é, favorável ao predador e desfavorável à presa. O predador mata a presa para se alimentar.
Herbivorismo
Nota:
Os ecologistas classificam o herbivorismo como uma interação [+/-] em que um ser vivo (herbívoro) come, parte ou totalmente, um vegetal que é prejudicado nesta relação biótica.
Competição
Nota:
É uma interação entre indivíduos desencadeada pela necessidade de um recurso, que leva a redução da sobrevivência, crescimento e, mesmo, reprodução de alguns dos indivíduos envolvidos na competição. A competição pelo mesmo recurso (luz, território, outro), que se encontra em quantidade insuficiente, proporciona uma interação desfavorável para ambos os indivíduos das espécies envolvidas.
Parasitismo
Nota:
Parasitismo é uma relação na qual um dos seres vivos é beneficiado (parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado.
Parasita
Hospedeiro
Cooperação
Nota:
A cooperação é uma relação facultativa em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam.
Mutualismo
Nota:
O mutualismo é uma relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente.
Simbiose
Nota:
Quando a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência de ambas as espécies só é garantida se permanecerem intimamente ligadas, diz-se que vivem em simbiose.
Comensalismo
Nota:
O comensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia (comensal) e o outro não é afetado.
Comensal
Amensalismo
Nota:
O amensalismo é uma relação na qual um dos seres vivos intervenientes é prejudicado e o outro não é afetado.
Evolução
Nota:
As espécies melhores adaptadas sobrevivem e reproduzem-se, mantendo-se evoluídas.
Extinção
Nota:
As menos aptas podem extinguir-se, dando, muitas vezes, a oportunidade para o aparecimento de outras formas de vida.