Josef Breuer (Médico Austríaco/Fisiologista):
Paciente Anna O; Pesquisar vídeo que está no canal*.
Livro: Estudos sobre a histeria, Volume 2 Imago)
Pierre Janet (Médico Francês, foi aluno de Charcot): Estudou a histeria. Janet fez estudos e escritos a respeito da histeria.
Jean-Martin Charcot (Professor de Freud. Médico Francês) pesquisou os casos de histeria nas mulheres. Foi um dos primeiros a utilizar o método hipnótico na medicina. Porém não obteve resultados satisfatórios.
SIGMUND FREUD:
Nota:
Livros:
Cinco lições de psicanálise: v11 da Imago e v9 da companhia das letras.
Autobiografia: v16 companhia das letras.
Relato autobiografico v20 da Imago.
Hipnose: Nem todos os pacientes são hipnotizáveis, os pacientes não se deixavam hipnotizar. Freud percebe que através da fala o paciente revelava suas informações que era a origem do sintoma. O método catártico é deixado de lado e Freud passa a valer-se da associação livre (cura pela palavra) o paciente fala tudo aquilo que vem à sua mente, sem pudor. A psicanálise é a análise do psiquismo. ATENÇÃO FLUTUANTE (vem do psicanalista ou psicólogo): Metáfora da pescaria, assim como na pesca é necessário que se tenha atenção, e não puxar a corda com qualquer vibração da rolha.
"brincando pode-se falar qualquer coisa, inclusive a verdade" /Freud
Nota:
Livro: Caso Dora, Freud, v7 da Imago
Transferência: O terapeuta é colocado em um lugar que não lhe pertence. Transferência é o processo em que o paciente transfere para o terapeuta um sentimento que sente por um outro. A exposição do sentimento é um dos fatores que levam a solução dos conflitos psíquicos.
"Homem dos ratos": Caso de neurose obsessiva.
Nota:
Livro: observações de um caso sobre neurose obsessiva.