TÍTULOS DE CRÉDITOS

Descripción

É o documento indispensável para que se faça valer um direito autônomo e literal, nele prescrito. É, portanto, um documento formal com força executiva, representativo de dívida líquida e certa, e de circulação desvinculada do negócio que o originou.
juliana  conrado
Mapa Mental por juliana conrado, actualizado hace más de 1 año
juliana  conrado
Creado por juliana conrado hace más de 6 años
10
0

Resumen del Recurso

TÍTULOS DE CRÉDITOS

Nota:

  •    É o documento indispensável para que se faça valer um direito autônomo e literal, nele prescrito.  É, portanto, um documento formal com força executiva, representativo de dívida líquida e certa, e de circulação desvinculada do negócio que o originou.   
  1. É o documento indispensável para que se faça valer um direito autônomo e literal, nele prescrito. É, portanto, um documento formal com força executiva, representativo de dívida líquida e certa, e de circulação desvinculada do negócio que o originou.
    1. PRINCÍPIOS
      1. PRINCÍPIO DA CARTULARIDADE
        1. Exige a existência material do título ou, como versa Vivante, o documento necessário. Assim sendo, para que o credor possa exigir o crédito deverá apresentar a cártula original do documento - título de crédito. Garante, portanto, este princípio, que o possuidor do título é o titular do direito de crédito.
        2. PRINCÍPIO DA LITERALIDADE
          1. O título vale pelo que nele está mencionado, em seus termos e limites. Para o credor e devedor só valerá o que estiver expresso no título. Deve, por conseguinte, constar a assinatura do avalista para que seja válido o aval, por exemplo.
          2. PRINCÍPIO DA CIRCULAÇÃO
            1. tem como finalidade facilitar as operações de crédito e a transmissão dos direitos neles incorporados. A transmissão dá-se regularmente pela tradição ou pelo endosso, a terceiro de boa-fé.
            2. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA
              1. Desvincula-se toda e qualquer relação havida entre os anteriores possuidores do título com os atuais e, assim sendo, o que circula é o título de crédito e não o direito abstrato contido nele.
                1. Abstração das obrigações cambiais - Pelo princípio da abstração das obrigações cambiais entende-se que, posto o título de crédito em circulação, o direito de crédito nele representado se desvincula do negócio jurídico que lhe deu origem.
                  1. Inoponibilidade das exceções - Pelo princípio da inoponibilidade das exceções pessoais, o devedor de um título de crédito não pode recusar o pagamento ao portador de boa-fé alegando exceções pessoais em relação a outros obrigados do título.
                2. PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE
                  1. todas as obrigações constantes no título são solidárias, pois cada um dos coobrigados (sacador, aceitante, emitente, endossante ou avalista) pode ser chamado a responder pela totalidade da dívida.
                  2. PRINCÍPIO DO FORMALISMO
                    1. o título de crédito é formal. Em princípio, se faltar uma palavra que por força de lei nele deveria constar, o documento perderá seu valor de título de crédito.
                    2. PRINCÍPIO DA DOCUMENTALIDADE
                      1. por este princípio, o título de crédito tem que ser escrito em documento corpóreo, não valendo a declaração oral, gravada ou não.
                    Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                    Similar

                    ÁLGEBRA
                    JL Cadenas
                    Modelos Atómicos
                    Raúl Fox
                    English: Phrasal Verbs
                    maya velasquez
                    Vocabulario Japonés
                    feerivera
                    FUNDAMENTOS DE LA LOGÍSTICA
                    amorsitoliss
                    Sistema Economico
                    bella_colindres
                    Estructura atómica. Modelos y Teorías
                    Jean Paul Arango
                    Cualidades del sonido
                    Olga Veiga
                    HOW TO WAKE UP EARLY
                    Elaine del Valle
                    Ficha de libro.
                    Luis Alberto Barthe Lastra
                    Sistema óseo
                    Laura Mon