Metabolismo Lipídios

Descripción

Metabolismo Lipídios
Ligia Camilo
Mapa Mental por Ligia Camilo, actualizado hace más de 1 año
Ligia Camilo
Creado por Ligia Camilo hace alrededor de 6 años
81
1

Resumen del Recurso

Metabolismo Lipídios
  1. Triacilglicerol
    1. -> Álcool + 3 ácidos graxos -> MUITO Apolar -> Entra na corrente sanguínea e não se dissolve -> Acumula nas veias e artérias
    2. Os lipídios provenientes da dieta são principalmente os triacilgliceróis (cerca de 90%) e o restante é constituído por fosfolipídios, colesterol, ésteres de colesterol e ácidos graxos livres.
      1. Digestão Lipídios
        1. 1 - Sais BILIARES emulsificam as gordura formando MICELAS; 2 - LIPASES intestinais (pancreáticas) DEGRADAM os triacilgliceróis.; 3 - Acídos graxos e outros são absorvidos pela MUCOSA intestinal e convertidos em trialcilgleceróis novamente; 4 - Triglicerídeos junto com colesterol e apolipoproteínas formando os QUILOMÍCROS/ 5 - Quilomícros circulam através de vasos sanguiníos e lifáticos até os tecidos; 6 - Lipoproteína lipase e ativada pela apoproteína periférica(apoC II) no capilar, liberando. acidos graxos e glicerol; 7 - Acidos Graxos entram na celula;
          1. Emulsificação dos Lipídios (Duodeno)
            1. COLECISTOQUININA - Hormônio que age presença de lipídeos, age sobre a vesícula biliar (estimulando a secreção da bile), e sobre o pâncreas (estimulando a secreção da enzimas). SECRETINA - Hormônio que ajuda a neutralizar o PH do conteúdo intestinal, estimulando o pâncreas a secretar solução rica em bicarbonato.
            2. Lipoproteínas
              1. QUILOMÍCRON (produzido por células do intestino) : grandes partículas produzidas . Composição: Triglicerídeos (85%-95%) de origem da Diéta (exógeno). Pequena quantidade de Colesterol livre e fosfolipídeos. A depuração dos quilomícrons do sangue é rápida, desaparecimento de menos de 1h nos seres humanos.
                1. VLDL - Baixíssima densidade (Produzido pelo Fígado): Quando a dieta contém mais ácidos graxos do que o necessário, o fígado capta os quilimícrons remanescentes e converte os AG em TG, empacotados com apolipoproteínas específicas formando VLDL com destino principal para o tecido adiposo (armazenamento ou fonte de energia.
                  1. HDL Alta densidade (Produzido pelo fígado e intestino): Removem o colesterol dos tecidos extra-hepáticos e leva para fígado. O excesso de colesterol dos tecidos é transferido para as HDL (que podem transferir colesterol para outras lipoproteínas VLDL e LDL) ou serem incorporadas pelo fígado, onde o colesterol excedente pode ser convertido em sais biliares e excretado.
                    1. LDL Baixa densidade (Logo Deus leva) deposita vasos. Em níveis elevados (LDL e TG) e com baixos níveis de HDL: desenvolvimento de doença cardíaca coronariana (DCC) -> Arterioesclerose espessamento e perda da elasticidade da parede arteria. Defeito genético no metabolismo das lipoproteínas ou, mais comumente, de uma combinação de fatores genéticos e estilo de vida.
              2. Lipólise
                1. DEGRADAÇÃO: Triacilglicerol e Ácidos Graxos SÍNTASE: Corpos Cetônicos Quando o sangue está com concentração de glicose abaixo do normal, ele recebe glicose do fígado resultante da quebra do glicogênio. O fígado, por sua vez, para manter seu nível de glicogênio estável, retira ácidos graxos do sangue, transformando-os em glicogênio. Quando o sangue, que teve os ácidos graxos removidos pelo fígado, chega até a pele, esta, quebra a gordura armazenada em seus adipócitos e a introduz no sangue sob a forma de ácidos graxos.
                  1. Quebra do TRIACILGLICEROL para geração de Acetil-CoA à geração de ATP. ¤ Ocorre na Matriz Mitocondrial ¤ Transporte do AG para a matriz mitocondrial ¤ Oxidação
                    1. Ciclo da Carnitina Ativação e transporte dos AG para o interior da mitocôndria
                      1. 12 carbonos ou menos entram na mitocôndria sem a ajuda de transportadores de membrana.
                        1. Enzimas acil-CoA-sintetases (membrana da mitocôndria) agregam um grupo CoA ao AG à formação de Acil-CoA Graxo O Acil-CoA Graxo pode ser destinado para: • Oxidação e geração de ATP (dentro da mitocôndria) • Síntese de lipídeos de Membrana (citoplasma)
                          1. Transporte do acil-graxo para a matriz mitocondrial. O acil-graxo-carnitina então entra na matriz por difusão facilitada através do transportador acilcarnitina da membrana mitocondrial interna
                            1. O grupo acil-graxo é transferido da carnitina para a coenzima A intramitocondrial pela enzima carnitina-aciltransferase II.
                              1. Oxidação do Acil-CoA graxo para formação de Acetil-CoA Os acetil-CoA formados e as coenzimas reduzidas no processo vão para o Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
                2. Lipogênese
                  1. SINTASE: Ácidos Graxos, Triacilglicerol e Colesterol Quando em excesso, o glicogênio é quebrado pelo fígado tendo seu excedente eliminado no sangue e, conseqüentemente, a concentração de ácidos graxos na corrente sanguínea será aumentada.O excesso de AG no sangue é removido pela pele, e esta, o armazenará dentro de células conhecidas como adipócitos. Este armazenamento ocorrerá sob a forma de gordura.
                  2. Síntese de Corpos Cetônicos
                    1. acetil-CoA formado no fígado durante a oxidação dos AG pode entrar no CK ou sofrer conversão a “corpos cetônicos”. As reações da formação de corpos cetônicos ocorrem na matriz das mitocôndriasdas células hepáticas.
                      1. solúveis em água exportados para o cérebro e para outros tecidos quando glicose não está disponível. Transportados pelo sangue para tecidos extra-hepáticos onde são convertidos a acetil-CoA e oxidados no CK.
                        1. Eliminada pela respiração (acetona é produzida em menor quantidade e não é utilizada para gerar energia)
                          1. Pessoas saudáveis e bem nutridas produzem corpos cetônicos a uma taxa relativamente baixa. CAUSAS: ¤ Jejum prolongado ¤ Diabetes ¤ Dietas ↑ gorduras e ↓CHO
                            1. Função: - Permitir o transporte de energia obtida pela oxidação dos ácidos graxos aos tecidos periféricos para sintetizar ATP - Fígado distribui energia para o organismo
                              1. CETOSE: Corpos Cetônicos nos tecidos e líquidos e corporais à ACIDOSE METABÓLICA (Cetoacidose) Velocidade de formação de Corpos Cetônicos é maior que sua utilização.
                                1. Cetonemia: ↑ de Corpos Cetônicos no sangue Cetonúria: ↑ de Corpos Cetônicos na urina
                    Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                    Similar

                    Griego - Vocabulario Básico
                    maya velasquez
                    Los 10 Mandamientos de la Ciudadanía Digital
                    Diego Santos
                    EXAMEN HISTORIA DE LA MUSICA
                    pipengue
                    4 PS' DE MARKETING
                    arezadiareko
                    ANÁLISIS DE DATOS EN LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA
                    Johanna Morales Genecco
                    Mi PROYECTO DE VIDA
                    ADRIANA MAYAC
                    ESTRUCTURA DEL ESTADO COLOMBIANO
                    eduardo cuellar
                    DECIMALES
                    PROYECTO APRENDER
                    Análisis de una Pintura
                    Sandra Ortega L.
                    50 Things To Do Between Your Study Sessions
                    Elaine del Valle
                    ¿Como integramos las TICs en un aula?
                    Oscar Eduardo Vera Aguirre