No norte, a Península Escandinava, que abriga o Mar Báltico, encontra-se a Península da Jutlândia e as Ilhas Britânicas, envolvidas pelo Mar do Norte. A porção norte do litoral europeu é limitada pelo Oceano Glacial Ártico, que engloba ainda outros mares, como o Mar da Noruega, nos limites com o Oceano Atlântico.
PLANÍCIE
SARMÁTICA
Nota:
O relevo europeu apresenta padrões diferenciados, articulando um conjunto de terras baixas, com menos de 200m de altitude, e um sistema de regiões montanhosas. A combinação de montanhas e planícies, de distintas idades geológicas, oferece grande variedade de ambientes. A Europa é o segundo menor continente, depois da Oceania, e também o que apresenta o relevo mais plano, com altitude média de 230m. Suas grandes planícies, como a estepe russa, alternam-se com as cordilheiras de formação geológica mais recente.
PLANÍCIE
HUNGRIA
Nota:
A leste do Danúbio e ao sul das montanhas se localiza a mais plana e calma terra da Hungria, e a maior pradaria contínua na Europa, chamada a Grande Planície. Os rios correm por ela, parques nacionais a dividem, cowboys húngaros e rebanhos de animais vagam por lá, e spas a enchem de vida. Essa é a terra onde a vida não tem aborrecimentos e onde os horizontes não têm fim.