Direitos das Pessoas com Deficiência - Norma Constitucional e Cláusula Pétrea

Descripción

Estatuto das Pessoas com Deficiência TJSP 2017/2018 - Profº Ricardo Torques (Estratégia Concursos)
Bruna_ Concursada
Mapa Mental por Bruna_ Concursada, actualizado hace más de 1 año
Bruna_ Concursada
Creado por Bruna_ Concursada hace casi 6 años
28
0

Resumen del Recurso

Direitos das Pessoas com Deficiência - Norma Constitucional e Cláusula Pétrea
  1. STATUS DA CONVENÇÃO DAS PCD
    1. a internalização dessa Convenção que deu origem ao Estatuto da Pessoa com Deficiência e alçou os direitos da pessoa com deficiência ao patamar constitucional.
      1. PREVISÃO CONSTITUCIONAL - O art. 5º, §3º, da CF, determina o status constitucional dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos, aprovados com quórum especial das emendas constitucionais.
        1. PROCEDIMENTO - Desse modo, se aprovado por 3/5 dos votos, em dois turnos, em ambas as Casas do Congresso Nacional, o tratado ou a convenção ingressam em nosso ordenamento jurídico com forma de norma constitucional.
          1. POSICIONAMENTO DO STF - Como os tratados internacionais podem ser internalizados com o quórum de emenda constitucional ou com o quórum de lei ordinária:
            1. 1º tratados internacionais de Direitos Humanos aprovados com quórum de emenda constitucional: possuem status de emenda constitucional;
              1. 2º tratados internacionais de Direitos Humanos aprovados com quórum de norma infraconstitucionais: possuem status de norma supralegal, em ponto intermediário, acima das leis, abaixo da Constituição Federal.
                1. 3º demais tratados internacionais, independentemente do quórum de aprovação: possuem status de norma infraconstitucional.
          2. A Convenção sobre as Pessoas com Deficiência e o Protocolo Facultativo foram aprovados pelo Congresso Nacional com o quórum específicos.
            1. Decreto nº 186/2008 - Faço saber que o Congresso Nacional aprovou, e eu, Garibaldi Alves Filho, Presidente do Senado Federal, conforme o disposto no art. 5º, § 3º, da Constituição Federal e nos termos do art. 48, inciso XXVIII, do Regimento Interno, promulgo o seguinte DECRETO LEGISLATIVO Nº 186, de 2008 Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.
              1. IMPORTANTE - a Convenção e seu Protocolo Facultativo têm força de emenda constitucional em nosso ordenamento jurídico. É o único documento internacional que integra o BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE.
                1. As normas previstas tanto na Convenção sobre as Pessoas com Deficiência como respectivo Protocolo Facultativo são cláusulas pétreas
          Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

          Similar

          DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Introdução
          Bruna_ Concursada
          7 Técnicas para Aprender Matemáticas
          maya velasquez
          Selectividad: Horario de Estudio (6 meses)
          maya velasquez
          Fichas de Inglés para la Prepa Abierta
          Raúl Fox
          Libros Recomendados
          Diego Santos
          Temario de la Selectividad para Extranjeros (UNED)
          maya velasquez
          Mecanismos de cohesión
          Diego Santos
          Historia del Arte Universal
          maya velasquez
          flash cards Aleman
          jnietoq43
          enfoques cualitativo y cuantitativo
          ozaratesaur
          Transcripcion del ADN
          Paula Correa