Evolução da Língua Portuguesa

Descripción

Trabalho de Português sobre a evolução do idioma nacional.
Pedro Moreira
Mapa Mental por Pedro Moreira, actualizado hace más de 1 año
Pedro Moreira
Creado por Pedro Moreira hace más de 5 años
30
0

Resumen del Recurso

Evolução da Língua Portuguesa
  1. DESDE O LATIM ATÉ AO PORTUGUÊS CONTEMPÔRANEO
    1. Ao longo desta eternidade de anos é visível em todos os aspetos a evolução da nossa língua materna. O idioma nacional sofreu várias alterações devido à presença de imensos povos que habitaram na Península Ibérica, tais como romanos, bárbaros, árabes, entre outros. Neste trabalho iremos explicar como é que o português progrediu.
      1. Romanização
        1. O latim era a língua falada pelos habitantes do Lácio. Havia variedades desta língua como o latim vulgar (mais popular) e o latim clássico (utilizado por Cícero e Virgílio). E era somente ensinado nas escolas. Quando os romanos ocuparam a Península Ibérica, romanizaram os povos que lá habitavam e impuseram o Latim como língua de comunicação.
        2. Português Clássico
          1. Com o Renascimento assistiu-se a uma nova influência latina na nossa língua. No século XVI nasceu a primeira gramática portuguesa pela mão de Fernão de Oliveira e também foi publicado o primeiro dicionário Português- Latim e Latim- Português, da autoria de Jerónimo Cardoso. O modo como Camões utilizava a língua materna auxiliou na elaboração da mesma e o facto de termos tido contacto com povos exóticos também contribuiu para a sua criação. A expansão ultramarina permitiu a divulgação do português em outros continentes. No séc. XVIII um senhor chamado Luís António Verney lutou pelo ensino da língua portuguesa nas escolas, em oposição ao ensino do latim.
          2. Português Contemporâneo
            1. No séc. XIX prosseguiu-se o trabalho da descrição e dicionarização da língua que falamos, nos dias de hoje. Este processo contou especialmente com o contributo dos escritores Eça de Queirós e Fernando Pessoa. Os neologismos participaram na construção do idioma em estudo durante o respetivo século. A partir desta altura os meios de comunicação tiveram um papel relevante, no que respeita à evolução do português.
            2. Substrato e Superstrato
              1. O primeiro corresponde à língua indígena anterior à implementação de uma nova língua, trazida por povos vencedores mas de alguma forma deixa marcas nesse idioma. Os substratos mais importantes da Península Ibérica são o Celta, Ibérico e Grego. O segundo trata-se de um idioma de um povo invasor que não se sobrepõe à língua já existente. Os superstratos mais importantes são o Germano, Árabe, Francês e o Provençal.
              2. Português Antigo
                1. A fase mais remota do Português corresponde à galego-portuguesa. Esta língua surgiu registada na poesia trovadoresca. Em meados do século XIV, o movimento da Reconquista fez com que esta língua se alastrasse pela zona central do território nacional. Com a separação política entre Portugal e a Galiza estes também se separaram.
                2. Do Latim ao Galego-Português
              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

              Similar

              VOCABULARY-Lesson 1-FCE Result
              Lolie
              Normas básicas de acentuación
              Edgardo Palomino
              Formas de una función cuadrática
              HECTOR ESPINOZA HERNANDEZ
              Historia de la Filosofía
              maya velasquez
              Los agentes de la economía
              María Eugenia Méndez Piamba
              Advanced English Final Exam (C1)
              Paulo Cevallos
              Marketing Digital
              Diego Santos
              TIPOS DE TECNOLOGÍA
              bryan moreno
              Comunicación y Medios
              isabel lugo
              Literatura Barroca y Neoclásica
              Jose Lopez
              Historia Interna 1
              Sebastián Agüero-SanJuan