Economia, alguns conceitos

Descripción

Mapa Mental sobre Economia, alguns conceitos, creado por annykss el 08/11/2014.
annykss
Mapa Mental por annykss, actualizado hace más de 1 año
annykss
Creado por annykss hace alrededor de 10 años
17
2

Resumen del Recurso

Economia, alguns conceitos
  1. NECESSIDADE: As necessidades humanas tendem ao infinito, ou seja, são ilimitadas. Essa necessidade se apresenta cada vez em maior proporção dados os meios de comunicação em massa que nos leva ao consumismo ou sociedade de consumo.
    1. LEI DA ESCASSEZ: Na contra-mão do que acontece com as necessidades humanas, os recursos para satisfazê-las é finito. Apesar do avanço tecnológico para melhorar o aproveitamento desses recursos, e a substituição de um produto por outro alivia a sensação de escassez, porém, ainda assim eles se mostram escassos em maior ou menor grau.
      1. Direito e Economia -São matérias que se relacionam, se integram, interagem em seu campo de pesquisa uma vez que ambas estão intimamente ligadas às ciências sociais aplicadas e à Política que estudamos no início do curso na Teoria Geral do Estado e Sociologia. Segundo Fábio Nusdeo “o Direito é, antes de mais nada, o instrumento da política”.
        1. Bens Econômicos • São aqueles que a um só tempo são escassos e necessários/úteis para satisfazer as necessidades humanas, e passam a exigir uma regulamentação no seu consumo.
          1. ELEMENTOS E CARACTERISTICAS-Utilidade – capacidade de atender a uma necessidade, satisfazendo-a total ou parcialmente.. Necessidade – desejo socialmente manifestado, o qual leva a uma ação por parte de quem o experimenta.
            1. Subjetivismo – Basta que alguém ou um grupo de pessoas enxergue a capacidade de satisfazer alguma necessidade e procure, no meio econômico
            2. Complementares – comportam uso ou consumo simultâneo. Ex: terra e semente; automóvel e combustível; câmera fotográfica e filme; celular e carregador.
              1. Sucedâneos – produtos diferentes que guardam entre si uma relação de fungibilidade. Ex: manteiga x margarina; gasolina x álcool.
                1. Bens de Consumo – utilização final. Podem atender a uma necessidade instantaneamente como um alimento e um concerto de música. Mas podem fazê-lo continuamente ao longo de um espaça de tempo, neste caso chamados bens de uso (automóveis, eletrodomésticos, etc)
                  1. Bens de Produção – escala produtiva Ex: máquinas, matérias primas, ferramentas, a terra, o tijolo, os serviços dos operários nas fábricas.
                  2. Utilidade e escassez – Só pode ser escasso aquilo que é útil, porque o bem inútil, não procurado por ninguém é por definição abundante. Ex. entulho de obra. Todavia, pode ser útil o que não é escasso (bens livres) Ex. Ar
                    1. Utilidade marginal – é a utilidade que se encontra no limite do uso de um bem. Ela pode ser negativa ou positiva. As decisões econômicas não são tomadas de acordo com o critério da média, mas sim na margem. Ex. glutão e mais um prato (utilidade marginal positiva).
                      1. Negativa: Ex. água Produto com alta utilidade total, mas baixa utilidade marginal. (insatisfação)
                        1. Positiva: Ex diamantes Produto com baixa utilidade total, mas alta utilidade marginal. (satisfação)
                          1. Supérfluo – se as necessidades não são objeto de julgamento pela Economia, como defini-lo? Pelo método científico capaz de traçar regularidades de consumo. Assim, a pura observação empírica mostra serem os grupos sociais escalonados por faixas de renda e tenderem, em cada faixa, a procurar produtos bastante semelhantes. Ex.tipo de alimento.
                          Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                          Similar

                          La Materia y sus Estados
                          yurani.2
                          Esterilización, desinfección y antisepsia
                          ana.karen94
                          Ecuaciones diferenciales lineales de segundo orden
                          Juan Beltran
                          Consejos para un Horario de Estudio para Selectividad
                          maya velasquez
                          Psicología Sistémica
                          Diego Santos
                          RENACIMIENTO
                          abisai19971
                          TEJIDOS ANIMALES
                          ARMANDO SILVA PACHECO
                          Los Números Naturales
                          1º, 2º, 3º y 4º de Secundaria
                          Números irracionales - Parte 1
                          Samuel Campos Cid
                          Tipos de Investigación Científica
                          Karen Dubón
                          Ley 9/2017, de 8 de noviembre. Contratos del Sector Público
                          Jose Garcia