O xenofobismo é a aversão a outros grupos étnico-culturais: preconceito, forma de racismo assumida contra um grupo social.
França
Nota:
No final do século XIX, a França e outras potencias europeias dominaram o continente africano. Com isso muitos habitantes de suas colonias migraram para a Europa em busca de trabalho, estudos, etc. Por um tempo esses imigrantes foram bem recebidos, porem nos últimos anos com o aumento do desemprego, franceses tem defendido o controle dos fluxos migratórios externos e medidas que incentivem a volta de imigrantes e seus descendentes aos países de origem.
O mundo polarizado (EUA x URSS) se transforma em multipolar a partir da década de 1980
MEIOS DE COMUNICAÇAO
As informaçoes são controladas pela empresa de comunicação.
CNN - Reusters - Associated Press - France-Presse
Nota:
Essas agencias fazem parte de companhias de atuam em todo o mundo. São multinacionais dos setores de comunicação e informação.
ORIENTE MÉDIO
Nota:
Focaremos nossas atenções num estudo em escala regional: o Oriente Médio. Optamos por essa região porque aí estão concentrados importantes conflitos mundiais da atualidade. Aproveite as informações e ideias sobre esse assunto adquiridas no desafio geográfico anterior. Esse estudo de caso também servirá para refletirmos sobre questões de geopolítica em outras escalas geográficas.
Conflitos
Nota:
O Iraque é um país multiétnico e com grandes tensões internas. As suas principais etnias são os xiitas, os sunitas e a minoria são os curdos.
Irã x Iraque
Nota:
Ocorreu entre 1980 a 1989 devido a disputa pelo canal Chatt al Ardo ( junção dos rios Tigre e
Eufrates).
Consequência: o Iraque invade o Kuwait alegando que esse pais era parte do seu território dando origem a Guerra do Golfo.
Iraque x EUA
Nota:
Foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos.
O principal motivo para a guerra foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas
de destruição maciça, sendo que elas ameaçavam a segurança mundial
Guerra do Golfo
Nota:
Ocorreu em 1991 quando o Iraque invadiu o Kuwait. Consequências: O Iraque perde o apoio
dos EUA que forma uma coalisão pois o Kuwait era fornecedor de petróleo para o
Ocidente e através do uso militar expulsa as tropas iraquianas do território
Kuwaitiano. O Iraque passa a sofrer um embargo econômico que seria rompido se
ele permitisse uma inspeção e destruição dos seus arsenais de destruição em
massas.
Primavera Árabe
Nota:
Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reinvindicar melhores condições sociais de vida.
Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países.
Clima e Hidrografia
Nota:
O relevo costuma apresentar baixas altitudes em todo o seu território, excetuando-se a região Norte, mais especificadamente a Turquia, que apresenta regiões montanhosas.
Os dois rios mais importantes da região são os Rios Tigres e Eufrates, ambos localizados no território que pertencem ao Iraque e que desaguam no Golfo Pérsico.Seu território é atravessado pelo Trópico de Câncer e, por isso, apresenta duas faixas climáticas, sendo uma a Zona Temperada Norte, ocupa a maior parte de sua área, e a Zona Intertropical, localizada na porção sul. Os principais climas da região são o árido e o semiárido.
Rios Jordão, Tigre e Eufrates
Nota:
A planície que se destaca é a Mesopotâmia, localizada na parte central do território. Nele corre os dois mais importantes rios da região, o Tigre e o Eufrates, que nasce na Ásia Menor e desaguam no golfo Pérsico, através do canal Chat-el-Arab. Mesmo atravessando uma região árida de poucas chuvas, os rios Tigre e Eufrates não secam, porque suas nascentes encontram-se numa região de muita chuva na Turquia.
Projeto Grande Anatólia
Nota:
Consistem no represamento das águas dos rios Tigre e Eufrates que se encontram no território da Turquia (amontante) reduzindo o volume de seus cursos.
Este projeto iniciou em 1980 e visa transformar o sudeste turco em um polo agrícola e de produção energética. Para a realização deste projeto são necessárias as construções de hidrelétricas e barragens.
Curdos
Nota:
É um povo de aproximadamente 25 milhões de pessoas que não possui uma pátria,
pois estão espalhados por cinco países (Turquia, Iraque, Irã, Síria e Armênia).
Os curdos nas ultimas décadas vem lutando pela criação de Curdistão.
Caso o Curdistão seja criado, ele seria o único país do Oriente Médio rico em água e petróleo. No Iraque, ele ficaria com uma parte do território com inúmeras
jazidas de petróleo e na Turquia, iriam apropriar das nascentes dos rios Tigre
e Eufrates.
Economia dos Países
Nota:
A economia do Oriente Médio está quase toda voltada para a produção e exportação de Petróleo, por conta desse combustível fóssil estar predominantemente localizado nessa região. Estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no mundo seja do Oriente Médio.
Além da exportação de petróleo, a atividade econômica mais rentável para a região, depois do petróleo, é o turismo, concentrado nas cidades de Jerusalém, Nazaré e Tel Aviv.