Resistência de grupos indígenas e negros à presença e à dominação lusa no Brasil, que resultou em diversas rebeliões.
Revoltas nativistas
Nota:
Foi uma das primeiras revoltas de contestação dos colonos contra a metrópole, mas sem defender a separação do Brasil e Portugal.
obs: engloba todas as rebeliões da época ; Não expressavam ideias emancipacionistas.
Conflitos
Guerra dos mascates
Nota:
Surgiu de 1710 a 1711 um conflito entre senhores do engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife (mascates) na disputa pelo poder politico e economico.
Os olindenses foram considerados culpados e seus lideres condenados. Portanto esse movimento foi importante para demonstrar a decadencia economica e a perda de força politica dos senhores do engenho olindenses.
Ocorreu em Pernambuco
Disputa por poder
Conflito entre senhores do engenho e mascates
Revolta de vila rica
Nota:
Teve inicio em 1720 sendo conhecida por Revolta de Filipe dos Santos por ter o tropeiro Filipe como um de seus lideres que foi a luta afim de apresentar suas reinvidicaçoes ao conde de Assumar. O governados comprometeu-se a cumprir as reivindicaçoes; portanto, apos algum tempo ocupou a vila e prendeu os envolvidos e mais tarde os puniu. Filipe foi esquartejado e espalhado em pedaços pelas estradas.
Ocorreu em Minas Gerais
Conflito pela Casa de Fundição
Quilombo de Palmares
Nota:
Foi um movimento que demonstrou a insatisfação da população negra em relação a mao de obra escrava e a crueldade da elite branca com os mesmos. Palmares e Quilombos de menor porte e duração representaram a resistência contra a escravidão que, também, era manisfestada com violência.
Usufruiu da violência
Insatisfação dos negros
Luta pelo fim da escravidão
Revolta de Beckham
Nota:
Foi uma revolta que ocorreu no Maranhão com o intuito de contestar a autoridade da metrópole pois faltava infraestrutura para escoar produção e receber mercadorias e escravos africanos. Liderados por Manuel Beckman, os litifundiarios depuseram o governador dando inicio a saques aos armazéns da Companhia de Comercio, além da destruição das missões e da expulsão dos padres jesuítas. Por fim, o movimento foi massacrado e seus lideres executados pela Coroa Portuguesa.
Falta de condições
Conflito pela catequização de negros
Manuel Beckman liderou
Ocorreu no Maranhão
Criação e fim da Companhia do Comércio
Nota:
Visava atender as necessidades da população maranhense e principalmente dos grandes proprietarios da região. No entanto exercia monopolio comercial e prejudicou a população, vendendo produtos de baixa qualidade á precos exorbitantes e comprando mercadorias da propria regiao com impostos baixissimos
busca por escravos
Nota:
Principalmente para a extração das 'Drogas do Sertão'
Fracassou
Nota:
o movimento foi massacrado, seus lideres executados, e a Companhia do Comercio foi extinta.
Guerra dos Emboabas
Nota:
Ocorreu de 1707 a 1709, e se caracteriza por ser uma disputa entre paulistas e emboabas( portugueses e "forasteiros") no qual os paulistas não aceitavam dividir as minas com os forasteiros. Por fim, Nunes Viana liderou os emboabas e se tornou lider dos paulistas fazendo com que ocorrece em 1709 o capão da Traição
Ocorreu em Minas Gerais
Descoberta de riquezas
Disputa pela mineradora
Liderada por Manuel Nunes Viana
Capão da traição
Nota:
Foi a primeira batalha que ocorreu em 1707 no qual os paulistas foram cercados e convencidos a se entregar com "garantia" de que não seriam mortos. Entretanto, os emboabas nao cummpriram a palavra e massacraram os paulistas.
Capitania Real de SP e Minas de Ouro
Nota:
Deu fim a disputa por riquezas centralizando a aministração para os funcionários portugueses e mais tarde os paulistas se retiraram de Minas Gerais e foram para os estados de Goias e Mato Grosso a procura de ouro.
Mudanças
Nota:
de 1640 a 1660, o Brasil colonial vivenciou grandes mudancas como a expulsao definitiva dos holandeses do nordeste acucareiro (1654) que permitiu a retomada do controle de Portugual sobre a producao açucareira.
Expansão territorial
Nota:
Logo apos a superprodução açucareira, seu preço foi influenciado negativamente no qual uma das medidas para superar tal situação foi a expansão pelo interior do territorio em busca de novas fontes de riqueza.
Expulsão dos Holandeses
Nota:
A expulsão definitiva dos holandeses do nordeste açucareiro (1654) permitiu a retomada do controle de Portugal sobre a produção açucareira.
Conselho Ultramarinho
Nota:
Medida para ampliar o controle sobre a colonia criada em 1642 que promoveu desentendimentos constantes entre colonos e a Coroa Portuguesa ( por conta dos altos impostos e dos monopólios instituídos por essa metrópole)