DIreito divino dos reis: Reis eram reis porque Deus quis que fossem reis...
Querem implantar uma constituição, implementado uma Monarquia Constitucional
Nota:
A ideia de Monarquia Constitucional tem o objetivo de limitar o poder do absolutismo e trazer mais liberdade para o corpo social. Além disso, os iluministas não aceitavam a ideia de que nobres terão filhos que serão nobres, camponeses terão filhos que serão camponeses, comerciantes terão filhos que serão comerciantes - essa sistema hereditário não é justo para os iluministas, portanto é indagado veemente.
Economica
Mercantilismo
Preferem que o estado não interfina na economia, sendo livre o comércio da população
Nota:
A não interferência do estado na economia é uma das ideias iluministas. Defendiam que a "mão invisível do mercado" regularia a economia dentro da sociedade. Esse conceito foi criado pelo filósofo da época Adam Smith.
"Laisser faire, laisser-passer"
"Deixe fazer, deixe passar"
Fisiocracia e Escola LIberal
Nota:
Defendem a ideia de livre comércio. Há diferenças entre a Fisiocracia e a Escola Liberal:
-Fisiocracia: a terra gera riquezas.
-Escola liberal: a terra gera riquezas, mas o trabalho agrega riqueza, especializando o trabalho (conceito desenvolvido por Adam Smith).
Social
Sociedade estamental
Nota:
As novas gerações naquela época tinham como classe social aquelas pertencentes aos seus pais, isto é, quem era nobre teria um filho nobre, quem era camponês teria um filho camponês. Nesse contexto, o iluminista trazem uma nova versão, onde todos podem ser o que quiserem, sem estar presos às classes dos pais.
Defendem a ideia de que qualquer pessoa pode ser o que quiser
Nota:
ATENÇÃO: a ideia de de que todos podem ser o que quiserem está diretamente fincada a ideia de que todos devem ter direitos iguais perante a lei, mas as desigualdade sociais não eram questionadas pelos iluministas
Iluminismo elitista
Nota:
Convicção de meritocracia: existia desigualdade social, e os iluministas não indagavam isso, pois eles querem a igualdade civil perante a lei somente. Contudo, as ideias iluministas influenciam a meritocracia pelo fato de apenas aqueles com maiores cargos (Ex.: nobres) terem direitos demasiados.
Cultura
Escolas religiosas (Membros do clero)
Educação laica
Utilitarismo
Nota:
O utilitarismo é uma ética que busca a felicidade, mas uma felicidade que põe em detrimento outras pessoas. Logo, a ética utilitarista (inaugurado por Jeremy Bentham) busca o prazer maior e o sofrimento menor, o bem maior em detrimento do sofrimento maior, etc.
Despotismo esclarecido
Nota:
Alguns reis absolutistas aderiram à algumas ideias iluministas para modernizar o Estado. Entretando, a única ideia que era repugnante para esses reis seria a implantação de uma constituição, pois com ela o absolutismo iria ser extinguido.
Marques de Pombal
Catarina, A Grande
José I
Frederico I
Filósofos que representam o movimento
Voltaire
Nota:
Típico da utilização dos sarcasmo em suas obras literárias
Diderot e D'Alembert
Nota:
Criadores da Enciclopédia
Jean Jacques Rousseau
Nota:
Um dos filósofos contratualistas, que explicam a origem do governo. J.J Rousseau também defende a ideia de propriedade privada.
Immanuel Kant
Nota:
Crítica da razão
Adam Smith
Nota:
Estado não pode intervir na economia. A mão invisível regulará o mercado.