Os historiadores interpretam as experiências humanas ao longo do tempo. Conhecendo essas interpretações e refletindo sobre elas, podemos adquirir consciência do que fomos (passado) para transformar o que somos (presente).
Quando "pensamos
historicamente" percebemos que a realidade social é construída pelos seres humanos. Não se trata de uma fatalidade, de um dado natural e imutável, mas de uma construção cultural dinâmica, aberta a novas possibilidades.
História e historiadores
Nota:
Ao interpretar as vivências humanas, os historiadores investigam o que mulheres e homens fizeram, pensaram e sentiram no decorrer de suas vidas, no cenário de suas culturas. Assim, ou historiador pode pesquisar, por exemplo, aspectos da economia, da política, da cultura material, das mentalidades. Nesse processo, ele pode compreender relações entre passado e presente.
História e memória
Nota:
O conjunto dos acontecimentos e das experiências que ocorrem no dia a dia, tanto de uma pessoa como de um grupo, pode ser chamado de história vivida ponto final essas história podem integrar as lembranças das pessoas e dos grupos que a viveram. Mas existem outras vivências que podem ser esquecidas. A memória constitui, então, um "campo de disputa histórica" entre lembranças e esquecimentos.