Extensa rede de vasos sanguíneos que fornece oxigênio e nutrientes através do sangue para os tecidos do corpo, com a utilização de uma ‘bomba”.
Coração
Nota:
O sangue é levado a todas as partes do corpo por meio do coração que funciona como uma bomba.
As paredes do coração são formadas por um músculo potente, o miocárdio. Em sua camada externa o coração é coberto pela membrana, o pericárdio. O tamanho varia conforme o sexo, tamanho, idade e estado de saúde.
São 4 cavidades que o compõem, as duas superiores são denominadas de átrios, as inferiores de ventrículos. Entre essas cavidades existem as valvas.
Valvas
Nota:
Regulam a passagem sanguínea dos átrios para os ventrículos, são as valvas atrioventriculares direita e esquerda. Para que o sangue passe de um átrio para o ventrículo, uma valva atrioventricular deve-se abrir. A abertura e fechamento dessas valvas são causadas por diferença de pressão de uma cavidade a outra.
Cavidades
Nota:
Uma parede muscular que separa s cavidades do lado esquerdo e direito do coração.
Átrios
Nota:
Os átrios cardíacos são um par de câmaras coletoras de sangue que compreendem duas das quatro câmaras do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular.
As veias cavas superior e inferior lançam o sangue no átrio direto e as veias pulmonares no átrio esquerdo.
Ventrículos
Nota:
Funcionam coletando o sangue que flui para eles vindo do átrio e em seguida contraindo para expelir o volume sanguíneo acumulado.
Do ventrículo direito parte a artéria pulmonar e do esquerdo a aorta.
Vasos Sanguíneos
Nota:
Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo.
Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.
Veias
Nota:
As veias levam ao coração sangue vindo do corpo.
Suas paredes são mais finas que as artérias.
Capilares
Nota:
Os capilares levam sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células.
Eles ligam artérias as veias.
Artérias
Nota:
As artérias levam sangue do coração a todo o corpo.
Suas paredes são espessas e dilatáveis.
Sangue
Plasma
Nota:
O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% do volume desse tecido. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
No plasma estão dissolvidos nutrientes, alem de resíduos produzidos pelas células que precisam ser eliminadas.
Células sanguíneas e Plaquetas
Plaquetas
Nota:
As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, havendo maior produção de plaquetas quando há sangramentos, por exemplo, impedindo a perda de sangue excessiva.
Os vasos sanguíneos sâo retraídos por causa da serotonina, diminuindo a perda de sangue.
Glóbulos brancos
Nota:
Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o organismo e causam infecções ou outras doenças.
Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do organismo, denominado também de sistema imunológico.
Glóbulos vermelhos
Nota:
As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são as células presentes no sangue dos vertebrados responsáveis por transportar oxigênio para todos os tecidos corporais.