REPARO E CICATRIZAÇÃO

Descripción

Mapa Mental sobre REPARO E CICATRIZAÇÃO, creado por rute farias el 13/05/2020.
rute farias
Mapa Mental por rute farias, actualizado hace más de 1 año
rute farias
Creado por rute farias hace alrededor de 4 años
66
0

Resumen del Recurso

REPARO E CICATRIZAÇÃO
  1. Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo
    1. Tendo os componentes finais da inflamação disponíveis, o organismo vai utilizar da angiogênese e dos fibroblastos para fazer a cicatrização. Na área atingida haverá um depósito de fibroblastos (fibroplasia) que sintetizam colágeno. Após isso, há a remodelação onde o colágeno sintetizado vai adquirir a resistência para a cicatriz. A cicatrização pode ser ainda classificada em de primeira e de segunda intenção. A de primeira intenção ocorre quando a lesão é pouco extensa e sem infecção secundária, enquanto a de segunda intenção se dá quando a lesão é muito extensa, atingindo o estroma e a ferida é contaminada.
      1. É importante saber que o que vai direcionar o tipo de reparo que irá ocorrer será: 1 - o tipo de tecido atingido 2 - o tipo de lesão 3 - a extensão da lesão
        1. Como em todos os processos do nosso organismo, existem fatores que influenciam no processo de cicatrização. São os chamados fatores locais e sistêmicos. Como fatores locais entende-se corpos estranhos, tamanho da lesão e localização da lesão, por exemplo. Como fatores sistêmicos entende-se nutrição, estado circulatório e estado metabólico, por exemplo.
      2. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido.
        1. Todo o processo de reparo é controlado por fatores de crescimento que estão armazenados na matriz extracelular (MEC). Além disso, para que haja o reparo precisa haver proliferação celular, angiogênese e o depósito de matriz extracelular propriamente dito. A MEC é de extrema importância no processo de reparo porque dá suporte para a adesão celular, é reservatório de fatores de crescimento e, especialmente, é composta por fibroblastos que sintetizam colágeno que é fundamental na cicatrização.
          1. Existem, basicamente, três tipos celulares relacionados ao reparo tecidual: as células lábeis, estáveis ou quiescentes e as células permanentes. Essas células estão em diferentes fases do ciclo celular. As células estáveis estão em G0, ou seja, estão em repouso e, quando recebem a sinalização adequada, entram no ciclo celular. São células pouco especializadas como células epiteliais. Algumas células tem seu ciclo celular encurtado. É o caso das células lábeis que são induzidas a se dividir mais rapidamente. Já as células permanentes são células muito especializadas como as células neuronais e do miocárdio. Podemos fazer a analogia de que quanto mais especializada uma célula é, menos ela se prolifera. Assim sendo, somente células permanentes estão relacionadas à cicatrização porque nesse processo as células mortas serão substituídas por tecido fibroso
        2. A cicatriz é o tecido novo que se forma durante o processo de cura de uma ferida. A natureza a utiliza como um meio para fechar as lesões do organismo quando não é possível a regeneração perfeita dos tecidos.
          1. OBS: Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            La Química
            maya velasquez
            Universidades de Latinoamérica
            Diego Santos
            Paisajes de España
            Joaquín Ruiz Abellán
            Administracion de recurso de un proyecto
            kathyjohanel
            Arte Egipcio
            maya velasquez
            Past Simple of Irregular Verbs
            Ana María Lara díez
            E S P A Ñ A
            Ulises Yo
            Cultura Organizacional
            Valeria Fernande
            Las partes del cuerpo en francés
            Mónica Sánz
            Test de Radicales 1 sencillo
            MANUEL LUIS PÉREZ SALAZAR
            Tipos de Investigación Científica
            Karen Dubón