Leis De Kepler e Gravitação Universal

Descripción

Mapa Mental sobre Leis De Kepler e Gravitação Universal, creado por Lorenzzo Depollo el 13/05/2020.
Lorenzzo Depollo
Mapa Mental por Lorenzzo Depollo, actualizado hace más de 1 año
Lorenzzo Depollo
Creado por Lorenzzo Depollo hace alrededor de 4 años
30
2

Resumen del Recurso

Leis De Kepler e Gravitação Universal
  1. As Leis de Kepler são três leis, propostas no século XVII, pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), na obra Astronomia Nova (1609). Elas descrevem os movimentos dos planetas, seguindo modelos heliocêntricos, ou seja, o Sol no centro do sistema solar.
    1. A 1ª Lei descreve as órbitas dos planetas. Kepler propôs que os planetas giram em torno do Sol, em uma órbita elíptica, com o Sol em um dos focos. Nesta Lei, Kepler corrige o modelo proposto por Copérnico que descrevia como circular o movimento orbital dos planetas.
      1. A 2ª lei de Kepler assegura que o segmento (raio vetor) que une o sol a um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais. Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente. Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).
        1. A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação. Matematicamente, a terceira Lei de Kepler é descrita da seguinte maneira: T ao quadrado sobre r ao cubo igual a K Onde: T: corresponde ao tempo de translação do planeta r: o raio médio da órbita do planeta K: valor constante, ou seja, apresenta o mesmo valor para todos os corpos que orbitam ao redor do Sol. A constante K depende do valor da massa do Sol.
          1. As Leis de Kepler descrevem o movimento dos planetas, sem se preocupar com as suas causas. Isaac Newton ao estudar essas Leis, identificou que a velocidade dos planetas ao longo da trajetória é variável em valor e direção. Para explicar essa variação, ele identificou que existiam forças atuando nos planetas e no Sol. Deduziu que essas forças de atração dependem da massa dos corpos envolvidos e das suas distâncias. Chamada de Lei de Gravitação Universal, sua expressão matemática é:
            1. Sendo, F: força gravitacional G: constante de gravitação universal M: massa do Sol m: massa do planeta
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            Ecuaciones de Segundo Grado
            Diego Santos
            Láminas de Histología
            Mario Ripalda
            Concepto y funciones del área de Recursos Humanos
            Erika Caro
            5 Pasos para el Éxito en el Aprendizaje
            maya velasquez
            Mitosis y meiosis
            wilmar252
            ELEMENTOS Y CONCEPTOS FUNDAMENTALES trabajo final
            supervisortropi
            RAMAS DE LA GEOGRAFIA
            ROSA MARIA ARRIAGA
            Sistema Nervioso
            Carlos Enrique Armas Montoro
            FASES PROCEDIMIENTO ADMTVO
            Lauriña Gomez Martin
            Arkikuntzen garaia
            Amparo de Bran
            TUBERCULOSIS
            Mary Coronel