sétima constituição brasileira adotada no país desde 1822
essa foi a primeira constituição feita coletivamente do zero. Antes dela todas as demais foram escritas com base em textos elaborados por um pequeno grupo de pessoas.
estendeu o direito de voto a todas as pessoas com mais de 18 anos
(incluindo analfabetos)
criou o código do consumidor
determinou a demarcação das terras indígenas
instruiu a aposentadoria aos trabalhadores rurais
dom Pedro herdou um governo sem recursos e extremamente individado
Nota:
Faltava dinheiro para atender as principais necessidades da população, principalmente no que dizia respeito à saúde e à educação
estima-se que nessa época viviam 5 milhões de pessoas no Brasil, nesse total 1,5 milhão eram escravizados. Mais de 90% da população habitava a zona rural onde era forte a influência dos grandes proprietários de terra.
A mortalidade infantil era muito alta. Da mesma forma o índice de analfabetismo girava em torno de 85%.
A Assembleia Constituinte
Nota:
Em junho de 1822 dom Pedro convocou uma assembleia constituinte destinada a elaborar a primeira Carta Magna do Brasil. Somente os proprietários do sexo masculino e maiores de 25 anos participaram do processo eleitoral.
A escolha dos constituintes foi feita por meio de eleições após o Sete de Setembro.
A Autoridade de Pedro
Nota:
Em maio de 1823, na sessão inaugural dom Pedro I jurou defender a nova constituição desde que ela merecesse sua imperial aceitação. Neste momento o imperador deixava claro que a palavra final a respeito das decisões seriam dele, e nâo dos constituintes.
Setembro de 1823. O deputado Antônio Carlos de Andrada e Silva apresentou um projeto onde um dos artigos do projeto proibia que o imperador fosse governante de outro reino.
(Pedro era herdeiro do trono português)Outro artigo também impedia o imperador de dissolver o parlamento.
A Constituição de 1824 (A Carta magna)
Nota:
rejeitada por dom Pedro o projeto teve vida curta. Em novembro de 1823 Pedro dissolveu a Assembleia e criou um Conselho do Estado que se encarregou de criar outra constituição.
poder executivo, legislativo, judiciário e moderador
Nota:
Com o poder de moderador dom Pedro podia dissolver a câmara dos deputados quando quisesse e convocar novas eleições; nomear senadores; aprovar ou vetar as decisões do senado e da câmara, etc.
A Confederação do Equador
Nota:
a dissolução da Assembleia Constituinte e a decretação da Constituição de 1824 provocaram reações em diversos setores da sociedade.
prisão
Nota:
No Recife o jornalista Capriano Barata foi preso por fazer críticas a dom Pedro e defender idéias republicanas. Gerando mais revoltas
rebelião
Nota:
revoltados com a dissolução da constituinte e com o autoritarismo do imperador, os habitantes do Recife mais uma vez pegaram as armas e no dia 2 de julho de 1824 deram inicio a uma rebelião que logo se alastrou para as províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
proclamação da República Federativa do Equador
Nota:
na capital revolucionária os rebeldes proclamaram a Confederação do Equador, uma república federativa semelhante a Norte-Americana
o assassinato de Frei Caneca
Nota:
Em novembro de 1824 a resistência pernambucana foi sufocada. Em Janeiro do ano seguinte, Frei Caneca foi FUZILADO no recife. Outros lideres do movimento tambem foram assassinados.