Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água.
Quanto à
Porosidade
Aquíferos Porosos
Nota:
Considerado como um dos mais importantes tipos de aquíferos, pois armazena o maior volume de água possível, e é encontrado em várias regiões. Ele é composto por rochas sedimentares e também por solos arenosos. Os poros homogeneamente distribuídos, encontrados nas rochas, serão por onde a água circulará, sendo assim sua maior característica.
Aquíferos
Fissurados
Nota:
É composto por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, a circulação da água acontece entre as fendas ou fraturas, essas fendas são resultado do movimento das placas tectônicas. A quantidade de água existente nesse aquífero está diretamente relacionado ao numero de fraturas. Se forem perfurados poços nessas rochas, a probabilidade de abundância de água por hora é muito pequena. A fluidez da água só acontecera onde houver fraturas.
Aquíferos Cársticos
Nota:
Formado por rochas carbonárias ou calcárias, esse tipo também possui fissuras que foram resultado da dissolução do carboneto pela água, essas fissuras podem ser quilométricos formando os chamados rios subterrâneos. As rochas que formam esse aquífero é o calcário, mármore e dolomita.
Quanto ao
Confinamento
Aquífero Livre ou Freático
Nota:
É uma formação geológica de característica permeável, parcialmente saturada de água. Sua base é formada por uma camada impermeável como, por exemplo, a argila, ou pode ser semipermeável. Neste aquífero existe uma superfície livre de água que se encontra sob pressão atmosférica (superfície piezométrica). Em aquíferos livres o nível da água varia segundo a quantidade de chuva e é o tipo de aquífero mais comum e mais explorado pelos homens. Porém, são também os aquíferos que apresentam maiores problemas de contaminação.
Aquífero Confinado ou Artesiano
Nota:
Este tipo de aquífero ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero. Pelo fato de a água encontrar-se a uma pressão superior à atmosférica, quando se faz um furo para extração, a água sobe até a superfície piezométrica, dando origem a um furo artesiano. Assim a água chega até a superfície sob a forma de repuxo, sendo o furo artesiano denominado furo repuxante.
Confinado Drenante
Nota:
É aquele que pelo menos uma das camadas limítrofes é impermeável ou semipermeável que nem armazena nem transmite água.
Confinado Não Drenante
Nota:
É aquele em que as camadas limítrofes, inferior e superior, são impermeáveis. Na captação por sondagem nesse tipo de aquífero, a água jorra naturalmente, sem necessidades de bombeamento: são os poços denominados "jorrantes" ou "artesianos" .
Aquífero Suspenso
Nota:
É um caso especial de aquífero livre formado sobre uma camada impermeável ou semipermeável que nem armazena nem transmite água.
Zonas
Zonas de Descarga
Nota:
São águas que escorrem dos aquíferos e vão se desbocar nos rios ou nos poços artesianos.
Zona de Recarga Direta
Nota:
É quando as águas da chuva penetram por meio da infiltração pelos poros e fendas.
Zona de Recarga Indireta
Nota:
É quando ocorre o reabastecimento do aquífero que se dá a partir da drenagem (filtração vertical) superficial das águas e do fluxo subterrâneo indireto.
No Brasil
Aquífero Alter do Chão
Nota:
O Aquífero Alter do Chão é a maior reserva de água subterrânea do MUNDO, é duas vezes maior que o aquífero Guarani, mesmo sendo menos em extensão.
Localiza-se sobre os estados do Pará, Amapá e Amazônia.
Tem um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos.
Aquífero Guarani
Nota:
O Aquífero Guarani é a segunda maior reserva de água subterrânea no mundo. A área total ocupada pelo aquífero é aproximadamente de 1,2 milhões quilômetros quadrados, com sua maior parte no subsolo do centro oeste brasileiro, cerca de 70%.
Tem aproximadamente 55 mil quilômetros cúbicos de volume de água.
Mais 25 Aquíferos
Nota:
Segundo a Agênica Nacional de Águas (ANA), os aquíferos ocupam 48% da área territorial do Brasil. Ao todo o país dispões de 27 Aquíferos.