SISTEMA SENSORIAL

Descripción

Mapa Mental sobre SISTEMA SENSORIAL, creado por Kauana Thaís Perin el 09/11/2020.
Kauana Thaís Perin
Mapa Mental por Kauana Thaís Perin, actualizado hace más de 1 año
Kauana Thaís Perin
Creado por Kauana Thaís Perin hace casi 4 años
0
0

Resumen del Recurso

SISTEMA SENSORIAL
  1. O Sistema Sensorial é um conjunto de órgãos composta de células especializadas, os RECEPTORES. Detecta os estímulos físicos e químicos. Está totalmente associado com os sistemas periféricos e central
    1. Os receptores tem a função de captar os estímulos e informações do ambiente e do próprio corpo. Os impulsos são transmitidos até o SNC através de impulsos elétricos, quando chegam no SNC as informações são processadas, ou seja, interpreta-se essas sensações e gera respostas, mesmo que sejam respostas nulas.
      1. Sentimos tudo ao nosso redor, e tudo que acontece dentro de nós. Por exemplo, sentimos quando alguém nos bate, percebemos se a água está muito quente, sentimos o gosto da comida, sentimos o cheiro da flor.
    2. Os órgãos de sentidos no ser humano são: PELE, LÍNGUA, NARIZ, OUVIDOS E OLHOS.
      1. OLFATO: Órgão responsável por captar os odores é o nariz, na parte superior da cavidade do nariz há células sensoriais olfativas. Depois que as células sensoriais captam os odores essa informação vai para o bulbo olfativo que vai mandar a mensagem para o nervo olfatório, e o nervo vai mandar a mensagem para o cérebro interpretar.
        1. PALADAR: A língua é o órgão responsável pela recepção dos sabores através das papilas gustativas (há diversos tipos de papilas) aonde há os botões gustativos que são células sensoriais, elas captam os sabores e levam a mensagem até o cérebro que interpreta o gosto que está sendo sentido.
          1. TATO: A pele (maior órgão do corpo humano) é responsável, através dos receptores de dor, pressão, frio e calor, esses receptores mandam a mensagem para um nervo sensitivo que envia a mensagem para o cérebro. Há regiões mais sensível e outras menos sensíveis no corpo humano. A pele tem vários sensores com nomes específicos.
            1. AUDIÇÃO: A orelha é o órgão responsável pela audição e também pelo equilíbrio. A orelha se divide em 3 partes: externa, média e interna, que tem funções próprias. Na orelha externa há o pavilhão auditivo que envia a informação para o tímpano através do canal auditivo (meato acústico). O tímpano vibra a vibração é enviada para os ossículos (martelo, bigorna e estribo) na orelha média, os ossículos aumentam a intensidade da vibração produzida pelo tímpano através das ondas sonoras, depois a vibração é enviada para a cóclea. A cóclea tem um líquido dentro dela que vibra e envia para o córtex cerebral e o cérebro interpreta o que você está escutando.
              1. Apesar de cada órgão do sentido apresente um tipo de célula sensorial diferente, elas funcionam de maneira muito semelhante. Ao serem estimuladas ocorre uma alteração na permeabilidade da membrana plasmática da célula sensorial, gerando impulsos nervosos que chegam até o sistema nervoso central.
              2. Para os tipos de estímulos diferentes há terminações sensitivas especificas. As células que captam os estímulos do ambiente são os EXTERNOCEPTORES, encontrados na superfície externa do corpo, nos órgãos do paladar, olfato, visão, audição e tato. Os QUIMIOCEPTORES são responsáveis pelo paladar e olfato. Os PROPRIOCEPTORES (VISCEROCEPTORES) captam os estímulos oriundos do interior do organismo, dos órgãos internos, eles se encontram também nos vasos. Os INTEROCEPTORES, recebem informações acerca das condições internas do organismo, encontram-se nos músculos, tendões, juntas e cápsulas articulares.
                1. Há MECANORRECEPTORES presentes na pele e no ouvido por exemplo (pressão, tensão, sons, vibração, equilíbrio), QUIMIORECEPTORES presente principalmente na gustação e olfação (substâncias voláteis, químicas), FOTORRECEPTORES presentes principalmente na retina (luz), ELETRORRECEPTORES (eletricidade e eletromagnetismo) E TERMORRECEPTORES distribuídos pela pele (calor e frio).
                2. A interpretação dos sentidos ocorre no cérebro.
                  1. SENSIBILIDADE: via aferente (DO SNP PARA O SNC. MOVIMENTO: VIA EFERENTE (SNC PARA O SNP).
                    1. O sistema sensorial pode nos livrar de problemas sérios, por exemplo ao sentir o cheiro ou o gosto ruim de algo estragado evitamos comer aquilo que iria nos fazer mal, além disso evita lesões na nossa pele.
                    2. É necessário um neurônio do SNP que se conecte com outro neurônio no SNC. Por exemplo: por toda a superfície da pele tem sensores, quando sente-se algo na pele, um estímulo é dado em uma parte do corpo, o sensor daquele lugar conduz o impulso elétrico até a medula espinhal aonde vai ocorrer a sinapse com o neurônio do SNC que leva a informação até a área sensitiva do cérebro.
                      1. Faz parte do SN, é formado pelos órgãos do sentido e neurônios receptores específicos. Recebe os estímulos do ambiente, transforma em sinais neurais e envia ao SNC.
                        1. Sistemas sensoriais: somatossensorial (tato e propriocepção) visual (imagens) auditivo e vestibular (som e equilíbrio) olfatório (odores) gustatório (sabores)
                          1. CAMPO RECEPTIVO: é a área do Sistema Sensorial em que a presença de um estímulo ativa um determinado receptor e a transdução do estímulo por ele. Cada estímulo tem seu campo receptivo específico, o tamanho de cada campo é variável, quando campo receptivo é menor, tem alta densidade de inervação, ou seja, é mais sensível.
                            1. TRANSDUÇÃO: Processo pelo qual um estímulo físico ou químico do ambiente ativa um receptor que o converte em atividade elétrica.
                            2. O sistema sensorial envia informações obtidas para o SNC ou para alguma região que possa corretamente analisar e processar a informação, como a medula espinhal ou até mesmo alguns gânglios nervosos.
                            3. Os sistemas sensoriais codificam quatro aspectos de um estímulo: o tipo (modalidade), intensidade, localização e a duração. A localização do receptor que é estimulado dá a informação do cérebro sobre a localização do estímulo, a duração dos estímulos é transmitida por padrões de disparos dos receptores, sendo que esses estímulos são transmitidos ao cérebro através de neurônios aferentes.
                              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                              Similar

                              Neurofisiologia
                              Mariane de Moura Fernandes
                              revisão 2 Ciências 6 ano parte 2
                              Sandra Tomio
                              CONJUNTIVA
                              Samyres Santos
                              anatomia
                              Laynna Beatriz
                              sistema sensorial
                              Mike Wazowski
                              Sistema Nervoso e Sensorial
                              SABRINA MOREIRA BOYCE
                              El Cuerpo Humano: Aparatos y Sistemas
                              Diego Santos
                              tipos de calentamiento
                              diana.cerda98
                              NATURALEZA DE LA COMUNICACIÓN
                              Cinthia Itzel Alvarez
                              Ciclo de vida de un producto
                              Mariana Jaqueline Perez Navarro
                              CALCULO INTEGRAL
                              Jazlen G.A