POPULAÇÃO: países mais populosos=Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha.
A população europeia, apresenta um baixo crescimento vegetativo, com envelhecimento acentuado da população e baixa taxa de natalidade.
A reduzida taxa de natalidade pode ser explicada pelo intenso processo de industrialização e de urbanização que ocorreu ao longo dos séculos XIX e XX
A elevada expectativa de vida aumenta a quantidade de aposentados e os gastos com providência social.
URBANIZAÇÃO: está relacionado à Revolução Industrial, que atraiu grande números de trabalhadores para as áreas urbanas a procura de trabalho nas unidades fabris.
Dos aglomerados urbanos destacam-se as megacidades de Moscou, Istambul, Paris e Londres.
Como consequência dessa expansão, as cidades apresentam maior demanda de energia,
infraestrutura de transportes, moradia, lazer, o que apresenta maior pressão de recursos naturais.
QUESTÕES SOCIAIS: a crise mundial teve reflexos negativos, até nas economias europeias
com o aumento dos níveis de pobreza e de desigualdade.
MIGRAÇÕES: O migrantes vivem fora do seu país de origem, por diversos motivos: como crise econômica, guerras, perseguições políticas e religiosas.
INDÚSTRIA: é moderna e diversificada, com destaque nos setores de siderurgia, automobilística, aeronáutica, química, microeletrônica, biotecnologia e têxtil.
A produção é altamente automatizada e o número de trabalhadores reduzidos, resultado do avanço tecnológico que se reflete no desemprego estrutural.
MATRIZ ENERGÉTICA: recursos energéticos considerados estratégicos para o crescimento econômico dos países.
Gás natural e petróleo, energia nuclear, carvão mineral, eólica, hidráulica.
TRANSPORTES: A infraestrutura eficiente contribui para o desenvolvimento econômico e é fundamental para a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capital.
AGRICULTURA: é caracterizado pelo uso intensivo de recursos tecnológicos e consequentemente modernização do setor e otimização da produção.