Comportamento e Emoções

Descripción

Mapa Mental sobre Comportamento e Emoções, creado por Helio Jose Borges Filho el 23/07/2021.
Helio Jose Borges Filho
Mapa Mental por Helio Jose Borges Filho, actualizado hace más de 1 año
Helio Jose Borges Filho
Creado por Helio Jose Borges Filho hace casi 3 años
3
0

Resumen del Recurso

Comportamento e Emoções
  1. hipotálamo, núcleos paraventricular e supraótico, adenoipófise, neuroipófise, CRH, ACTH, cortisol, glândula supra renal, resposta de curto e longo prazo, ansiedade e burnout.
    1. Hipotálamo
      1. É a região do encéfalo, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino
        1. Núcleo paraventricular
          1. O núcleo paraventricular é um núcleo no hipotálamo. Esses neurônios que se projetam secretam oxitocina e uma quantidade menor de vasopressina , caso contrário, o núcleo também secreta o hormônio liberador de corticotropina (CRH) e o hormônio liberador de tireotropina (TRH).
          2. Núcleo supraótico
            1. O núcleo supraóptico (NSO) é um núcleo composto por neurônios magnocelulares no hipotálamo de mamíferos. . Os corpos celulares desses neurônios produzem o hormônio peptídico vasopressina, que também é conhecido como hormônio anti-diurético (ADH). Esse mensageiro químico é transportado pela corrente sanguínea até suas células-alvo nos dutos papilares dos rins, melhorando a reabsorção de água.
          3. Adenoipófise
            1. Secreta seus próprios hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta.
              1. O hormônio liberador de corticotrofina (CRH) é um hormônio sintetizado no hipotálamo, que tem como função a liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também denominado corticotrofina, pela adeno-hipófise.
                1. Um dos hormônio secretados é o ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico)
                  1. É responsável por estimular a síntese e secreção de cortisol ou corticosterona pelo córtex da adrenal.
                    1. Cortisol
                      1. O cortisol é uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse.
                    2. Na glândula supra renal tem também como função estimular a secreção de hormônios do córtex supra-renal, principalmente glicocorticoides e manter a integridade da mesma. A adrenal ou suprarrenal tem a medula, de origem ectodérmica e cujas células cromafins secretam catecolaminas (epinefrina).
                2. Neuroipófise
                  1. É uma extensão do encéfalo. Não participa da produção de hormônios mas armazena e secreta dois importantes neuro hormônios, o ADH e a ocitocina
                    1. A Ocitocina, tem papel importante na criação de vínculo e no relaxamento; é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Ele é expelido principalmente durante o parto, sexo e amamentação.
                      1. O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água.
                    2. Ajustes fisiológicos
                      1. Respostas de curto prazo
                        1. Há um aumento da frequência cardíaca, e pressão sanguínea, em seguída o fígado irá converter glicogênio em glicose e será liberada para o sangue, que por sua vez proporcionará a dilatação dos bronquíolos. Modifica-se então os padrões de circulação do sangue, o que irá elevar a taxa metabólica
                        2. Respostas de longo prazo
                          1. Há inicialmente a retenção de sódio e água pelos rins, seguido do aumento do volume e da pressão sangüíneos que permite que as proteínas e gorduras convertidas em glicose ou degradadas forneçam energia. Ocorre então um aumento da glicose sangüínea e a supressão do sistema imunológico
                      2. Ansiedade
                        1. A patogênese dos transtornos de ansiedade têm como base a resposta ao sistema “luta e fuga” com ativação do sistema nervoso simpático, mas também, respostas autonômicas, neuroendócrinas, cognitivas e motoras.
                        2. A síndrome de burnout
                          1. A síndrome de burnout está relacionada ao estresse crônico ocupacional, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Acomete principalmente profissionais em áreas com grande envolvimento interpessoal, tais como policiais, enfermeiros e professores.
                          Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                          Similar

                          Ecuaciones Estadísticas
                          Diego Santos
                          Fechas clave de la Historia de España
                          maya velasquez
                          FACTORIZACION DE POLINOMIOS
                          Faber Garcia
                          31012: LENGUAJE Y COMUNICACIÓN.
                          Lidia Irene Barzana R
                          Enseñando con Mapas Mentales
                          Diego Santos
                          Fomentando el Aprendizaje Colaborativo con Grupos de Estudio
                          Diego Santos
                          LA REVOLUCIÓN FRANCESA
                          ROSA MARIA ARRIAGA
                          Transcripcion del ADN
                          Paula Correa
                          Los Compases
                          mariajesus camino
                          NEUMONÍA ADQUIRIDA EN LA COMUNIDAD (NAC)
                          Mary Coronel