Conceitos Demográficos

Descripción

Mapa Mental sobre Conceitos Demográficos, creado por Luis Eduardo el 23/08/2021.
Luis  Eduardo
Mapa Mental por Luis Eduardo, actualizado hace más de 1 año
Luis  Eduardo
Creado por Luis Eduardo hace casi 3 años
26
0

Resumen del Recurso

Conceitos Demográficos
  1. Tipos de Conceitos
    1. Taxa de Natalidade representa o número de crianças nascidas vivas no período de um ano. Exclui-se desse cálculo o número de crianças nascidas mortas ou que morreram logo após o nascimento. Esse indicador representa a relação entre o número de nascimentos e de habitantes de um determinado local. O cálculo é feito a cada mil habitantes, e o resultado é dado em permilagem (número por mil).
      1. Saldo Migrátorio é o resultado do número de imigrantes (pessoas que chegam) menos o número de emigrantes (pessoas que saem).
        1. Crescimento vegetativo, também conhecido como crescimento natural, representa a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade no período de um ano.
          1. Taxa de Mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local
          2. Densidade Demográfica
            1. Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas.
            2. Transição Demográfica
              1. Relaciona-se às variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais.
              2. Teorias Demográficas
                1. Teoria Malthusiana: é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos. Esta ideia foi criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII, em plena Revolução Industrial.
                  1. Teoria Neomalthusiana Essa teoria aponta que uma população jovem e em elevada quantidade necessita de pesados investimentos em educação e saúde. Em consequência, cai a oferta de recursos para a produção de alimentos. A teoria neomalthusiana defende que quanto maior o número de habitantes, menor a possibilidade de distribuição de renda.
                    1. Teoria Reformista Essa teoria é uma inversão das duas anteriores. Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.
                      1. Teoria da Transição Demográfica Elaborada em 1929, essa teoria aponta que o crescimento da população passa a ser equilibrado a partir da redução das taxas de natalidade e mortalidade. Essa teoria é dividida em três fases:
                        1. Fase pré-industrial - Nessa fase, havia baixos índices de crescimento vegetativo em consequência de condições sanitárias inadequadas, guerras, fome, doenças, entre outros.
                          1. Fase Transicional - Como consequência da Revolução Industrial, há também maior investimento em pesquisa médica e grande crescimento populacional. A natalidade passa a cair à medida que o acesso à tecnologia cresce.
                            1. Fase Evoluída - Equilíbrio demográfico com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Foi alcançada pelos países desenvolvidos.
                          2. Piramide Etária
                            1. É um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo.
                            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                            Similar

                            LA BELLE EPOQUE
                            fer.sagredo
                            TEORÍA DE LA PERSONALIDAD según Freud
                            Erika Alexandra 1467
                            ESTILOS DE ARQUITECTURA
                            andres silva a
                            ANATOMIA DEL SISTEMA NERVIOSO
                            Maria Heredia Sa
                            Género lírico
                            Karina Valles
                            LA METODOLOGÍA DE LAS BASES DE DATOS
                            Fernando Tapia
                            Determinantes
                            Marina González
                            INGENIERÍA CIVÍL QUÍMICA
                            camila.bertiola
                            Choose the most suitable future form in each sentence
                            Margarita Beatriz Vicente Aparicio
                            ATMÓSFERA
                            Ulises Yo
                            TÍTULO DE LA LECTURA
                            Senaju Perú