A flor é um ramo altamente modificado presente exclusivamente nas angiospermas e que apresenta estruturas nas quais os gametas masculinos e femininos do vegetal são produzidos.
As flores garantem a atração de polinizadores, compensando a falta de mobilidade do vegetal e garantindo a polinização cruzada, ou seja, que o pólen de um indivíduo seja levado até a parte feminina de outro indivíduo de mesma espécie, promovendo maior variabilidade genética. Dentre as características das flores que promovem a atração de polinizadores, podemos citar a grande quantidade de néctar de algumas espécies e a coloração das pétalas de outras.
MORFOLOGIA
Partes constituintes
verticilos externos
pétala
Nota:
são folhas estéreis e que, geralmente, são vistosas, possuindo diferentes colorações. As pétalas são responsáveis por garantir a atração de polinizadores. Ao conjunto de pétalas dá-se o nome de corola. O cálice e a corola formam, juntos, o chamado perianto.
sépala
Nota:
são folhas estéreis que, em geral, apresentam coloração verde. Sua função é garantir a proteção das outras partes da flor no botão floral. O conjunto de sépalas forma um cálice.
receptáculo
pedicelo ou pedúnculo
verticilos internos
Geneceu
Nota:
O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor.
O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta.
O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário. Já o ovário é a parte que vai se transformar em fruto.
O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário, enquanto a semente representa o desenvolvimento do óvulo depois da fecundação.
estigma
estilete
ovário
Androceu
Nota:
O conjunto de estames é denominado de androceu, a parte masculina da flor. O androceu é formado pelos estames, antera e filete.
Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.
antera
filete
cálice
Nota:
conjunto de sépalas
perianto ou perigônio
Nota:
O cálice e a corola formam, juntos, o chamado perianto.
corola
Nota:
conjunto de pétalas
TIPOS DE FLORES
classificação quanto ao
sexo
Hermafroditas ou
monoicas
Nota:
são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa.
Dioicas
Nota:
são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino ou feminino de formas separadas. Como exemplo podemos citar o mamoeiro.
Presença dos elementos
florais
Flores completas
Nota:
são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa.
Flores incompletas
Nota:
são as flores com a ausência de algum dos elementos florais. A begônia é um exemplo de flor incompleta, pois ela possui uma estame ou um pistilo, mas não ambos.
Polinização das flores
direta
Nota:
quando acontece na mesma flor, é a autopolinização.
indireta
Nota:
representa a polinização entre flores da mesma planta.
cruzada
Nota:
é quando a polinização acontece entre flores de plantas diferentes.