CRAS

Descripción

Psicologia Mapa Mental sobre CRAS, creado por Alciene Telles el 30/11/2021.
Alciene Telles
Mapa Mental por Alciene Telles, actualizado hace más de 1 año
Alciene Telles
Creado por Alciene Telles hace más de 2 años
6
0

Resumen del Recurso

CRAS
  1. Conforme estabelece a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS), atuam, no CRAS, assistentes sociais, psicólogos e, em alguns casos, também outros profissionais (BRASIL, 2006b).
    1. Temos compromisso com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelos CRAS, para que rompam com o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela.
    2. Centro de Referência de Assistência Social
      1. Objetivo: Desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral.
        1. As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias.
        2. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades.
          1. A atuação do psicólogo no CRAS tem foco na prevenção e “promoção de vida”, mas isto não significa desconsiderar outros aspectos relacionados às vulnerabilidades.
            1. É preciso articular com ações existentes nas regiões, nas comunidades.
              1. Potencializar parcerias, articular as ações que complementam nossa intervenção, e por esta integração preencher de significado cada passo proposto, para nós (técnicos) e para os destinatários da nossa intervenção, pois esta estratégia nos fará ganhar em efetividade e resultado.
                1. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
          2. O CRAS é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica e de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
            1. 1. Serviços: socioeducativo-geracionais, intergeracionais e com famílias; sócio-comunitário; reabilitação na comunidade; outros; 2. Benefícios: transferência de renda (bolsa-família e outra); Benefícios de Prestação Continuada - BPC; benefícios eventuais - assistência em espécie ou material; outros; 3. Programas e Projetos: capacitação e promoção da inserção produtiva; promoção da inclusão produtiva para beneficiários do programa Bolsa Família - PBF e do Benefício de Prestação Continuada; projetos e programas de enfrentamento à pobreza; projetos e programas de enfrentamento à fome; grupos de produção e economia solidária; geração de trabalho e renda.
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            PSICOLOGIA DA GESTALT
            eleuterapara
            DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
            eleuterapara
            Behaviorismo - Skinner
            Suliane Makelry
            Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
            Silvio R. Urbano da Silva
            Quiz sobre Freud
            Yasmin Padovan
            TERAPIA FAMILIAR
            dacir martins
            POLÍTICAS PÚBLICAS
            Alan Nunes
            PSICOMETRIA
            Alan Nunes
            TEORIA SEXUAL FREUD
            eleuterapara
            Psicologia da Educação
            rsgomes88
            FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
            Lorena S. Sousa