Relações entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

Descripción

Mapa Mental sobre Relações entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, criado por barbaratcn em 28-09-2015.
Bárbara  Costa
Mapa Mental por Bárbara Costa, actualizado hace más de 1 año
Bárbara  Costa
Creado por Bárbara Costa hace casi 9 años
171
15

Resumen del Recurso

Relações entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
  1. Biblioteconomia: Conjunto de regras de acordo com os quais os livros são organizados em espaços apropriados.

    Nota:

    • 1895 = Bibioteconomia
    1. Organizar livros: ordenar, conservar e torná-los conhecidos por meio de catálogos, bibliografias, resumos, etc.
      1. Henri La Fontaine (1854 - 1943) e Pau Otlet (1868 - 1944) fundaram em BRUXELAS no ano de 1895 um INSTITUTO INTERNACIONAL DE BIBLIOGRAFIA
        1. Seu objetivo era registrar em fichas ou produção mundial de impressos um REPERTÓRIO BIBLIOGRÁFICO UNIVERSAL
          1. Com o surgimento dos documentos não-impressos (como a patente de invenções e as marcas de fábricas) a que se juntaram as resultantes de aperfeiçoamento nas técnicas de registros de som e imagem. THOMAS ALVA EDISON (1847 - 1931) propôs a substituição de termo BIBLIOGRAPHIC EXPLOSION por DOCUMENTATION EXPLOSION. Por ocasião do seu 10º Congresso Anual (Haia, 1931), o Instituto Internacional de Bibliografia passou a se chamar Instituto Internacional de Documentação. Seis anos depois fundava-se nos EUA o AMERICAN DOCUMENTATIOS INSTITUTE.
            1. Paul Otlet é considerado criador e sistematizador da nova ciência a partir do seu Traité de Documentation.
            2. A matéria-prima da Biblioteconomia era considerada as obras impressas, a documentação passou a se interessar por obras de qualquer natureza (DOCUMENTOS NÃO-CONVENCIONAIS).
              1. Documento é, por definição, o suporte da informação, cuja origem, transmissão e uso passaram a ser estudados por especialistas em diferentes áreas do conhecimento científico e humanístico.
              2. Biblio = Livro. Théke = Caixa. Nomos = Regra.
              3. A Ciência da Informação, tambem chamada de Informatologia foi institucionalizada a partir de algumas fundações, entre elas, na cidade de LONDRES em 1924 = ASLIB (Association of Special Libraries and Information Bureaux) sob os auspícios de instituições de pesquisas metalúrgicas. Em 1958 fundou-se na mesma cidade o Institute of Information Scientists. E dez anos depois o American Documentation Institute transformava-se em American Society for Information Science.

                Nota:

                • 1924 = Ciência da Informação.
                1. A ciência da informação surgiu em consequência de um acordo tácito entre bibliotecários e documentalistas, tendo estes aceito a nova denominação e aqueles imposto a palavra biblioteca, do que resultou a frase hifenizada por George E. Bennett libraryand information science: frase consagrada, sem os hífens, tanto nos nomes de várias escolas de pós-graduação como nos títulos de importantes obras de referência. Uma delas, a monumental Encyclopedia of library and information science, cujo corpus principal, em 36 volumes, vem sendo permanentemente atualizado por suplementos.
                  1. OBJETIVO DA BIBLIOTECONOMIA: democratização da cultura através de bibliotecas públicas , a preservação e difusão do patrimônio bibliográfico de cada nação, tarefa das bibliotecas nacionais e das bibliografias nacionais correntes e retrospectivas o apoio documental ao ensino e à pesquisa oferecido pelas bibliotecas universitárias.
                    1. OBJETIVO DA DOCUMENTAÇÃO: fornecer resumos de pesquisas, em processo ou já concluídas, tanto quanto de artigos, comunicações a congressos, relatórios, teses, patentes etc., e, eventualmente, traduções e reproduções desses documentos, muitos dos quais não-impressos
                      1. OBJETIVO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: não veio substituir a documentação, eis que seu objetivo é estudar a gênese, transformação e utilização da informação
                    2. Le Coadic acredita que as 4 disciplinas - a biblioteconomia, a museoconomia, a documentação e o jornalismo - é que todas atribuíram um interesse particularmente grande aos suportes da informação e não à informação.
                      1. Para Le Coadic, a biblioteconomia não é ciência, mas,, uma prática de organização: a arte de organizar bibliotecas. É importante enfatizar que para o autor a Ciência da Informação é uma ciência interdisciplinar, Também é importante colocar que, grosso modo, a Ciência da Informação é uma ciência social, pois não se preocupa com a informação em si, e sim com os impactos sociais que ela provoca.
                      2. Pioneiros: vai até o período da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Principais expoentes: Paul Otlet, Henri La Fontaine, dois advogados belgas. Foi o período chamado por Lópes Yepes (1989) “Movimento da Documentação”. Nesse período surgiram a CDU, o IIB (Insituto Internacional de Bibliografia), a FID (Federação Internacional de Documentação); e o programa de Controle Bibliográfico Universal.
                        1. Segundo período (1919 à II Guerra - 1939-1945): O IIB é reestruturado e se constitui numa Federação de Organizações de Documentação. Otlet e Goldschimidt apresentam uma biblioteca portátil composta de microfichas, equivalente a cerca de 500 metros de estantes cheias de livros. Otlet publica o seu Tratado de Documentação (1934).
                          1. Segundo período (1919 à II Guerra - 1939-1945): O IIB é reestruturado e se constitui numa Federação de Organizações de Documentação. Otlet e Goldschimidt apresentam uma biblioteca portátil composta de microfichas, equivalente a cerca de 500 metros de estantes cheias de livros. Otlet publica o seu Tratado de Documentação (1934).
                            1. Terceiro período (Do pós-guerra à Conferência Internacional sobre Informação Científica, 1958): É o período da explosão da informação. Destaca-se Vannevar Bush e seu conhecido texto As we may think, de 1945.
                              1. Quarto período (1960 à década de 80): Ocorrem as conferências do Georgia Tech (1961 e 1962). Destaca-se Robert Taylor e seus estudos sobre CI, que teriam como escopo, para ele, “o estudo das propriedades, estrutura e transmissão do conhecimento especializado e o desenvolvimento de métodos para sua organização e disseminação úteis.”
                                1. Quinto período (Da década de 90 aos dias atuais): Destacamse Wersig e Saracevic. Ciência da Informação como ciência interdisciplinar. Saracevic afirma que há diferença substancial entre CI e Biblioteconomia.
                              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                              Similar

                              Esquema de los Reyes Católicos♚♛
                              maya velasquez
                              Miguel de Unamuno
                              Diego Santos
                              8 Frases de Ánimo que te Motivarán en la Vuelta a Clase
                              maya velasquez
                              Fechas clave de la Historia de España
                              maya velasquez
                              Deeper Learning
                              maya velasquez
                              LITERATURA DEL ROMANTICISMO ESPAÑOL
                              leandro.farleths
                              Turismo de eventos
                              hugosteelix
                              Cómo Aprender Idiomas Usando Fichas
                              Diego Santos
                              Geografía: España y Europa
                              Diego Santos
                              PRUEBA de MATEMÁTICAS - 6º NIVEL de PRIMARIA...
                              Ulises Yo