Prioridade 5: Formação e Capacitação de Recursos Humanos

Descripción

Mapa Mental sobre Prioridade 5: Formação e Capacitação de Recursos Humanos, creado por CGIS UFG el 10/07/2022.
CGIS  UFG
Mapa Mental por CGIS UFG, actualizado hace más de 1 año
CGIS  UFG
Creado por CGIS UFG hace alrededor de 2 años
6778
0

Resumen del Recurso

Prioridade 5: Formação e Capacitação de Recursos Humanos

Nota:

  • Esta prioridade tem como objetivo propiciar que o país conte com o número e os perfis profissionais adequados para alcançar a Visão de Saúde Digital proposta. E busca, ainda,  mover esforços para que seja criada a categoria profissional do Informata em Saúde e que essa área do conhecimento seja reconhecida formalmente pelos órgãos de pesquisa, desenvolvimento e ensino.
  1. Subprioridade 1: Capacitação em Informática em Saúde

    Nota:

    • Essa subprioridade retrata a necessidade de prover profissionais com conhecimento, experiência, atitudes e cultura adequados, em número, perfil e formação suficientes para alcançar e sustentar a Visão de Saúde Digital. Os esforços de capacitação  deverão ser orientados pela análise de perfis profissionais e pelo volume de profissionais por perfis e competências, conhecimentos e habilidades necessários para cada perfil identificado.
    1. Ação estratégica 1.1: Promover a capacitação de Profissionais e Gestores de Saúde

      Nota:

      • A capacitação de profissionais de saúde e gestores é essencial para propiciar que os serviços e aplicativos de Saúde Digital sejam utilizados e explorados em todas as suas dimensões, como instrumentos de apoio à prática clínica, de gestão clínica e administrativa, de colaboração, de análise e geração de insights. 
      1. Ação estratégica 1.2: Promover a capacitação para profissionais de TI

        Nota:

        • A capacitação de Profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação  em Saúde  Digital é essencial para que  sejam agentes da implantação e consolidação da Saúde  Digital em todas as suas  dimensões, como apoio à prática clínica, gestão,  colaboração, geração  de conhecimento. Profissionais de TIC devem estar preparados para serem líderes na implantação e utilização de serviços baseados em Saúde Digital. Para que isso ocorra, é necessário identificar as necessidades de treinamento e capacitação, formais e informais, desses profissionais em temas  interdisciplinares, como Informática em Saúde; Características dos dados de Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; Programa Conecte SUS; Padrões e modelos de representação de dados clínicos; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Padrões de Segurança, Ética, Privacidade e  Confidencialidade; Indicadores de Desempenho de  Informática em Saúde; e Uso de dados secundários em saúde.
      2. Subprioridade 2: Valorização do Capital Humano na Saúde Digital

        Nota:

        • Ainda que a Informática em Saúde tenha expressão  significativa no mundo e que existam, no Brasil, sociedades científicas voltadas para a área, assim como inúmeros centros de pesquisa e universidades com cursos formais de Graduação e Pós-Graduação em Informática em Saúde, a área carece de reconhecimento formal como profissão e, também, como área de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.
        1. Ação estratégica 2.1: Informática em Saúde como profissão e área de P&D

          Nota:

          • A produção de ciência de expressiva qualidade e quantidade em Saúde Digital, assim como a consolidação do conhecimento e a disseminação de casos de sucesso são fundamentos essenciais para que se alcance e se mantenha a Visão de Saúde Digital proposta. E, nesse sentido, a valorização da Informática em Saúde como área de pesquisa e desenvolvimento reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um passo  importante para avançar a Saúde Digital.
        Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

        Similar

        TARJETAS ESTUDIO CUERPOS GEOMÉTRICOS
        Ruth Pérez Sánchez
        Comentario de una obra de Arquitectura
        Felicidad
        ARTE DE GRECIA
        Alex Velazquez
        Independencia de Los Estados Unidos
        miguele.marin21
        enfoques cualitativo y cuantitativo
        ozaratesaur
        Herencia Genética básica
        Catalina Ramos
        Comunicación y Medios
        isabel lugo
        LEY 1/2000 ENJUICIAMIENTO CIVIL: "De los procesos sobre filiación, paternidad y maternidad"
        Miguel Angel del Rio
        Diferenciación de términos de Manejo Ambiental.
        Néstor Humberto Mateus Pulido
        Historia Psicología Precientífica
        María Angélica Mesa Ramirez