Subdivisão dos Serviços de Segurança de Dignitários. Conteúdo pedido mais em provas de concursos do CESPE e que já começa a ser utilizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
Suas atividades estão ligadas ao plano de segurança, ao planejamento da missão, à pesquisa dos locais de eventos e hospedagem.
Equipe Precursora
Nota:
Percorre os locais de eventos e hospedagem com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança.
Equipe de Vistoria
Nota:
Desloca-se à frente da autoridade com tempo variável (não confundir com Equipe de Segurança Avançada), com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que ofereçam perigo.
Equipe de Inteligência
Grupo de
Execução
Equipe de Segurança Aproximada
Nota:
Responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência.
Quanto ao local de atuação
Fixa
Nota:
Permanece nos locais de repouso e alojamento. Preserva também estes locais
Móvel
Nota:
Permanentemente com o Dignitário, onde quer que ele vá, garantindo sua integridade física
Quanto à forma de atuação
A pé
Nota:
Também chamada de desembarcada ou não motorizada, como o próprio nome já diz, os seguranças acompanham o dignitário a pé. Entretanto, é recomendado que, ao menos, um carro acompanhe o Dignitário, pois pode bloquear qualquer veículo que possa ameaçar a segurança dele e transportá-lo em caso de emergência.
Formação em "Cunha" ou em "V"
Nota:
Usada quando a frente para onde se desloca o Dignitário se acha protegida. Favorece a imagem dele, quanto ao público e à imprensa. O número de agentes é 3.
Formação em "Losango"
Nota:
Utilizada quando a situação é adversa e há necessidade de cercar o Dignitário. O número mínimo de agentes é 4.
Motorizada
Nota:
Também chamada de embarcada. Um veículo vai imediatamente à frente (carro piloto ou carro ponta), o veículo do Dignitário vai ao centro e outro veículo vai logo atrás (carro comando ou carro cerra-fila)
Equipe de Segurança Velada
Nota:
Agentes de segurança, que devem estar devidamente trajados e infiltrados na população, para detectar movimento hostil.
Equipe de Segurança Avançada
Nota:
Chega aos locais com certa antecedência. Verifica as condições do mesmo, se o planejamento está sendo seguido. Informa à equipe aproximada, aguardando a chegada do Dignitário e sua comitiva, para deslocar-se ao evento seguinte.
Equipe de Segurança Ostensiva
Nota:
Executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis ou prevenindo acidentes.