Ensino primário
obrigatório e
gratuito para
crianças entre os 7 e
os 10 anos
Criação de novas escolas do ensino primário e técnico
Criação das Universidades de Lisboa e do Porto
Leis ao nível da Laicização do Estado
Nota:
Laicização do Estado - é o um processo pelo qual o estado se torna laico, isto é, sem incentivos religiosos ou o pragamatismo das religiões.
Registo civil obrigatório
Legalização do divórcio
Expulsão das ordens religiosas e
nacionalização dos seus bens
Proibição do ensino religioso nas escolas oficiais
Leis ao nível da sociedade
Em 1910 foi decretado o direito à greve
Em 1911 estabeleceu-se a
obrigatoriedade de um dia
de descanso semanal
Em 1919 decretou-se para todo
o território do continente e
ilhas adjacentes, as 8 horas de
trabalho diário, 48 horas de
trabalho semanal
Em 1919 passou-se
a exigir o seguro
social obrigatório
contra desastres no
trabalho
Igualdade entre
filhos legítimos e
ilegítimos
Leis ao nível da economia
Aumento do valor do escudo
Regulação dos preços dos produtos e dos salários
Privação de importações
Algumas figuras importantes da 1ª República
Presidentes
Manuel de Arriaga (1911-1915)
Nota:
Manuel de Arriaga foi um advogado, professor, escritor e político. Grande orador e membro destacado da geração doutrinária do republicanismo português, foi dirigente e um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português. Em1911 tornou-se no primeiro presidente eleito da República Portuguesa, sucedendo na chefia do Estado ao Governo Provisório presidido por Teófilo Braga.
Manuel Teixeira Gomes foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa de 6 de Outubro de 1923 a 11 de Dezembro de 1925. Tem uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Portimão.
Machado Santos, foi um militar e político português, considerado o fundador da República Portuguesa pelo valor com que se bateu na Revolução de 5 de Outubro de 1910.
José Relvas
Nota:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Relvas
Brito Camacho
Nota:
Brito Camacho foi um médico, militar, escritor e político que, entre outros cargos de relevo, exerceu as funções de Ministro do Fomento (1910-1911) e de Alto Comissário da República em Moçambique (1921 a 1923). Fundou e liderou o Partido Unionista.
Cândido dos Reis
Nota:
Cândido Reis conhecido na época e historicamente como Almirante Reis foi um militar, conspirador e carbonário português.
Mulheres que lutaram pelos direitos femininos
Carolina Beatriz Ângelo
Nota:
Foi a primeira médica a operar no Hospital S. João e primeira eleitora portuguesa, em 1911, pertenceu a várias organizações feministas, tendo ainda dirigindo a Associação de Propaganda Feminista.
Maria Valeda
Nota:
Maria Veleda foi uma professora, jornalista,feminista, republicana, livre pensadora e espiritualista portuguesa.
Foi pioneira na luta pela educação das crianças e dos direitos das mulheres e na propaganda dos ideais republicanos, sendo uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português.
Adelaide Cabete
Nota:
Adelaide Cabete foi média ginecologista, professora e grande feminista lutou contra o flagelo da mortalidade infantil, do alcoolismo feminino e da prostituição, fundou a Liga Republicana Das Mulheres Portuguesas e o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e organizou ainda o primeiro Congresso Feminista e de Educação.
Ana de Castro Osório
Nota:
Ana Osório foi uma escritora de literatura infantil, editora, pedagoga, publicista, conferencista, defensora dos ideais republicanos, fundou a Liga das Mulheres Portuguesas e este ligada a outros movimentos feministas.