A Educação Integral e a Participação da familia como fatores de melhoria da aprendizagem dos alunos

Descripción

Mapa Mental criado pela aluna Joyce Júlia Gonçalves Espeschit Simões
joyce.juliabh
Mapa Mental por joyce.juliabh, actualizado hace más de 1 año
joyce.juliabh
Creado por joyce.juliabh hace casi 9 años
31
0

Resumen del Recurso

A Educação Integral e a Participação da familia como fatores de melhoria da aprendizagem dos alunos
  1. Percebemos, em alguns alunos, uma carência afetiva muito grande e uma agressividade que não é normal em crianças de 6 a 10 anos. Durante as entrevistas com os professores, eles relataram que os a maioria dos alunos, não tem uma família estruturada e que deixam a responsabilidade pela educação dos filhos nas mãos da escola. Esse problema ainda é maior nos casos de alunos que freqüentam o Projeto “Educação Integral”. Além disso, há também um sério problema enfrentado que são as invasões que depredam a escola e interfere no bom andamento das atividades.
    1. A pesquisa apontou que o projeto Educação Integral, pode melhorar os resultados da aprendizagem dos alunos, mas, mesmo que a escola permaneça mais tempo com a criança durante toda a semana, ainda é necessário incentivar maior participação da família na escola para que a melhora seja significativa e duradora. É importante manter bem definido o papel de cada instituição, onde Educar é responsabilidade da família e ensinar é responsabilidade da escola, e uma deve cooperar com a outra, para garantir sucesso na vida escolar das crianças.
      1. O Projeto “Educação Integral” pode suprir a falta da participação da família na vida escolar dos filhos e ainda garantir a melhora dos resultados da aprendizagem?
        1. Esta pesquisa buscou orientar-se em publicação de autores como Paro, Içami Tiba, Paulo Freire e também na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, para realizar adaptações no Projeto Político Pedagógico existente na escola. Embasados nestes pesquisadores e documentos, identificar uma possível solução para a melhoria do relacionamento família X escola e verificar a importância deste Projeto governamental, que amplia a jornada escolar, para o sucesso escolar dos alunos. gral” pode suprir a falta da participação da família na vida escolar dos filhos e ainda garantir a melhora dos resultados da aprendizagem?
          1. Todas as ações foram desenvolvidas, mediante a necessidade da escola, e visando reconstruir o PPP, contemplando estas questões. Esta pesquisa, procurou apontar soluções para os problemas enfrentados pela escola, e analisar os resultados dos alunos. Foi verificado que, a falta da participação da família interfere na aprendizagem dos alunos, mas que a ampliação da jornada escolar, consegue suprir em parte esta falta e melhora consideravelmente a interação social, entre os mesmos, e destes com o corpo docente e demais funcionários, sua condição física e afetiva e principalmente garante a melhora da aprendizagem.
            1. REFERÊNCIAS PARO , Vitor Henrique. Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade. R. bras. Est. pedag., Brasília. v 73, n.l 74, p.255-290, maio/ago. 1992.  PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Universidade de São  Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.  TODOS PELA EDUCAÇÃO. www.todospelaeducação.com.br UNESCO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Programa Interação Escola-Família. Rio de Janeiro, junho de 2009.  ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. 8ª Ed.- Rio de Janeiro: Record, 2008.  PIAGET’I. Para onde vai a educação. José OlympisEd.15ª edição. Rio de Janeiro, 1972/2000  Tiba, Içami. Disciplina; limite na medida certa41ª Ed. São Paulo; Gente, 1996 240p.  GADOTTI, Moacir et al. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da
      Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

      Similar

      Fontes de energias renováveis e não renováveis
      MICHELE APARECIDA ALVES LOPES
      Qual a concepção de Currículo da rede de ensino estadual do RS
      Marcia Bilar Montero
      Educação
      Vanildes Santos
      EDUCAÇÃO INTEGRAL
      cleliaflouzada
      1_Aprendizagem como autoria
      gislaine lopes vicente
      A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLA COMO FATOR DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
      joyce.juliabh
      Habilidades Socio-Emocionais no Contexto Da Pandemia
      monica coeli souza soares
      1_A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLA COMO FATOR DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
      joyce.juliabh
      Constitución Española 1978. Principios Generales.
      inmamerchante
      LA SOCIEDAD MAYA
      uwaldo_h