A Biosfera que é o conjunto de
todos os ecossistemas, pode ser
dividida em biociclos
TALASSOCICLO
Nota:
É o biociclo que representa o conjunto de ecossistemas de água salgada, 70% do nosso planeta, o maior biociclo em extensão mas não possui uma biodiversidade tão ampla pois no Mar Aberto temos luz em cima e nutrientes em baixo, o que limita a taxa de fotossíntese. Os organismos aquáticos podem ser divididos de acordo com sua capacidade de locomoção.
Plâncton
Nota:
Seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Ex: protozoários, algas microscópicas, microcrustáceos, larvas de vários animais.
Nécton
Nota:
Seres que se deslocam ativamente na água, capazes de nadar e vencer correntes.
Bentos
Nota:
Seres que vivem no leito do mar, associados ao fundo do mar. Podem ser fixos como as microalgas, as esponjas e as cracas ou movem-se no fundo como as estrelas-do-mar, caranguejos, caramujos etc.
LIMNOCICLO
Nota:
Forma o conjunto dos ecossistemas de água doce (rios, lagos, pântanos, brejos). É o menor dos biociclos (apenas 0,017% da água do planeta). Possui menor salinidade e profundidade que o mar.
Província Iêntica
Nota:
Conjunto de águas paradas (brejos, lagos, pântanos).
Província Iótica
Nota:
Conjunto de águas em movimento (cachoeiras, rios, córregos).
EPINOCICLO
Nota:
É o conjunto de ecossistemas terrestre e é o biociclo que apresenta maior diversidade de espécies. A grande variação de climas e a presença de barreiras geográficas promovem a formação de novas espécies.