TRANSPORTE DE MEMBRANA .

Descripción

MAPA CONCEITUAL DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
lucasgmez2508
Mapa Mental por lucasgmez2508, actualizado hace más de 1 año
lucasgmez2508
Creado por lucasgmez2508 hace más de 8 años
45
0

Resumen del Recurso

TRANSPORTE DE MEMBRANA .
  1. TRANSPORTE ATIVO
    1. FAGOCITOSE
      1. A célula ingere as substâncias maiores como micro-organismos ou resíduos celulares. Posteriormente, o citoplasma cria expansões, denominadas de pseudópodes (falsos pés) que envolvem a substância e a colocam em uma cavidade da célula. Nessa cavidade é feita a digestão e a absorção.
      2. PINOCITOSE
        1. Esse processo é realizado principalmente pelas células eucarióticas. A célula pega líquidos ou solutos por meio do processo de invaginação da membrana. Com isso, são formadas pequenas vesículas.
        2. Bomba de sódio e potássio
          1. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar. Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico
        3. TRANSPORTE PASSIVO
          1. OSMOSE
            1. Toda vez que ocorrer uma diferença na concentração de duas soluções, o solvente vai sair da solução que é menos concentrada para a mais concentrada. A osmose é a difusão do solvente (água) com a ajuda de uma membrana semipermeável, ou seja, aquela onde só passa o solvente. O procedimento ocorre como se a solução que é mais concentrada estivesse atraindo água da solução menos concentrada.
            2. TRANSPORTE POR DIFUSÃO SIMPLES
              1. As moléculas costumam sair de uma região com maior concentração para uma outra que tenha uma concentração menor. Esse processo recebe o nome de difusão e é responsável pela passagem do gás carbônico e do oxigênio pela membrana. A difusão ajuda as moléculas a ficar espalhadas.
              2. DIFUSÃO FACILITADA
                1. Esse processo ocorre quando uma substância passa pela membrana da célula com o auxílio das proteínas. Esse procedimento depende do tamanho da molécula e também a capacidade de dissolver em lipídios. As moléculas que são pequenas e lipossolúveis (oxigênio, nitrogênio e gás carbônico) conseguem atravessar a camada lipídica sem dificuldades. A água também consegue passar graças a sua pequena molécula. As que são maiores e não lipossolúveis (glicose e íons), tem que passar pelas proteínas da membrana que ajudam a realizar o processo.
              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

              Similar

              Japonés básico Lección 1
              naichu-
              Criterios generales de evaluación de la Selectividad: Comentarios de Texto
              maya velasquez
              Fichas de Grandes Filósofos
              maya velasquez
              Autores y obras de las generación del 98
              maya velasquez
              Comentario De Texto 1ºBachillerato
              Karo Poghosyan
              Cuadro comparativo
              Armando Amaro
              ingles
              kanderkevin
              mapa mental de ondas
              Jorge Restrepo Arias
              Texto Narrativo
              Diana Banda
              CUADRO SINÓPTICO DE LOS TRASTORNOS DE LA PERSONALIDAD
              yonaidy granados