A tabela periódica é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. .
Períodos
Nota:
Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas, que corresponde ao número do período. Os elementos conhecidos até o cobre têm sete períodos, denominados conforme a sequência de letras K-Q, ou também de acordo com o número quântico principal- n.
Grupos
Nota:
Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Assim, os elementos do mesmo grupo possuem comportamento químico semelhante.
Metais
Nota:
caracterizados, principalmente, pelos alcalinos e alcalino-terrosos,
Semimetais ou metaloides
Nota:
elementos químicos que possuem tanto características (propriedades físicas e/ou químicas) de metais quando de Não-Metais.
Ametais
Nota:
Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Gases nobres;
Nota:
são elementos químicos do grupo 18 (grupo 0 ou 8A) da Tabela Periódica. Os Gases Nobres têm como característica a dificuldade de combinar com outros átomos, já que são pouco reativos (baixa reatividade).
Hidrogênio
Nota:
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹
distribuição eletronica
Nota:
A coroa ou eletrosfera está dividida em 7 camadas designadas por K, L, M, N, O, P, Q ou pelos números: n = 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
Camada de valência
Nota:
é a camada mais externa do átomo e pode contar no máximo 8 elétrons
Subcamadas ou Subníveis de Energia
Nota:
Uma camada de número n será subdividida em n subníveis:
s, p, d, f .
Distribuição dos elétrons nos subníveis
Nota:
Os subníveis são preenchidos em ordem crescente de energia ,Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem:
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d 7s 7p
Seqüência de preenchimento de orbitais
Nota:
Deve-se observar a ordem energética dos subníveis de energia, que não é igual à ordem geométrica.
Propriedades
Nota:
As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na tabela periódica.
Energia de Ionização
Nota:
Energia de Ionização é a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. O tamanho do átomo interfere na sua energia de ionização. Se o átomo for grande, sua energia de ionização será menor
Afinidade eletrônica
Nota:
Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estado gasoso (isolado) captura um elétron. Quanto menor o raio, maior a sua afinidade eletrônica, em uma família ou período.
Eletronegatividade
Nota:
A Eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Na tabela periódica a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Eletropositividade
Nota:
Eletropositividade é a tendência de perder elétrons, apresentada por um átomo. Quanto maior for seu valor, maior será o caráter metálico. Os átomos com menos de quatro elétrons de valência, metais em geral, possuem maior tendência em perder elétrons, por isso, possuem maior eletropositivade
Potencial de Ionização
Nota:
É a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado no estado gasoso. À medida que aumenta o tamanho do átomo, aumenta a facilidade para a remoção de um elétron da camada de valência