A furadeira mecânica é uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos. Estas máquinas juntamente ao torno mecânico deram origem à outras máquinas operatrizes como as fresadoras, e retíficas de cilindros.
Componentes de uma Furadeira
Nota:
A furadeira é uma máquina especializada composta em geral de um cabeçote, chamado de fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca.
Cabeçote
Nota:
Chamado de fuso o cabeçote é responsável por imprimir uma rotação em uma ferramenta chamada broca.
Brocas
Nota:
A ferramenta chamada broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro muitas vezes produzido pelo processo de sinterização composto de canais helicoidais que facilitam a saída de material erodido ou usinado do gume de corte para fora do furo, semelhante à um parafuso de Arquimedes. A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo redondo e de dimensões precisas. Portanto, as furadeiras são máquinas operatrizes especializadas em fazer furos.
Tipos de Furadeiras
Nota:
Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destaca-se as furadeiras horizontais, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais radiasi e as furadeiras manuais.
Horizontais
Nota:
A nomenclatura é auto explicativa. Estas máquinas estão montadas horizontalmente paralelas ao solo e fazem furos longitudinais paralelos ao solo também. Em geral são equipamentos de grandes dimensões que fazem furos de grande diâmetros em peças pesadas e de difícil manuseio, daí a necessidade de se utilizá-la no sentido horizontal.
Industriais
Nota:
São máquinas de grande porte e com muitos recursos, em geral possuem mesas de fixação de peças que se incinam em diversos ângulos, além de serem mesas coordenadas. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições.
Verticais
Nota:
São as furadeiras mais comuns encontradas em geral em qualquer estabelecimento metalúrgico. São compostas de uma base de fixação das peças à serem furadas, esta pode ou não ter uma morsa e uma mesa de coordenadas de deslocamento e inclinação das peças à serem furadas em três eixos. É semelhante à furadeira industrial, a única diferença são os recursos e tamanho do equipamento.
Radial
Nota:
É uma máquina operatriz semelhante as fresadoras, possui um cabeçote móvel radialmente em 360 graus horizontais, além de ter suporte de ferramentas (brocas) com inclinação variável em 360 graus verticais. Em geral possui uma mesa de coordenadas em três eixos (x,y,z), além de ter inclinações da mesa em 180 graus. A furadeira radial é uma máquina indispensável na moderna indústria metalúrgica. Foi a partir das furadeiras radiais, dos tornos automáticos, e das fresadoras universais que surgiram os modernos centros de usinagens robotizados.
Manual
Nota:
As furadeiras manuais podem ser úteis aos mais diversos usos na indústria e no lar. São máquinas extremamente versáteis. Servem como furadeiras, esmeratrizes, marteletes, parafusadeiras além de outros usos que dependem da criatividade do usuário.
Basicamente, este tipo de furadeira é a evolução dos antigos arcos de pua[1] : você só precisa colocar a broca no mandril, localizado na ponta da ferramenta, e fazer a perfuração necessária. Essas máquinas são disponíveis com alimentação elétrica, à bateria ou alimentação pneumática.
Acessórios
Nota:
Para efetuar as operações, as furadeiras precisam ter acessórios que ajudem a prender a ferramenta ou peça.
Mandril
Nota:
Este acessório tem a função de render as ferramentas, com haste cilíndrica paralela.
Buchas Cônicas
Nota:
São elementos que servem para fixar o mandril ou a broca diretamente no eixo da máquina.
Cone Morse
Nota:
Na máquina-ferramenta, é a medida padronizada da conicidade do alojamento de brocas, dos alargadores em furadeiras fresadoras, e em pontas de torno.
Cunha ou Saca-mandril
Nota:
Bucha é um instrumento de aço em forma de cunha usado para extrair as ferramentas dos furos cônicos do eixo porta-ferramenta.