As novas doutrinas sociais do século XIX

Descripción

As novas doutrinas sociais do século XIX
Antonio Augusto
Mapa Mental por Antonio Augusto, actualizado hace más de 1 año
Antonio Augusto
Creado por Antonio Augusto hace alrededor de 8 años
62
2

Resumen del Recurso

As novas doutrinas sociais do século XIX
  1. Ludismo
    1. Ludismo ou Movimento Ludita é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho. Tanto o Ludismo e como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições.
    2. Socialismo utópico
      1. Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica. Tudo o que era produzido pela humanidade deve justificar sua existência, ou seja, demonstrar sua utilidade ou então ser combatida até que deixasse de existir. A razão era a medida de todas as coisas. À toda forma de tradição, sociedade, governo, costume ou similar existente, toda velha noção tradicional deveria ser considerada irracional e combatida.
      2. Anarquismo
        1. O anarquismo foi um movimento contemporâneo às teorias socialistas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels. Um dos primeiros a lançar as primeiras idéias anarquistas foi William Godwin (1756 – 1836), que propôs uma radical transformação nas bases organizacionais da sociedade. Ele acreditava na criação de uma organização comunitária fundada na abolição da propriedade privada e o repúdio a qualquer tipo de lei ou governo. A razão seria o guia maior dessa nova sociedade e a total liberdade ética e política deveriam ser garantidas.
        2. A Comunidade de Paris
          1. A Comuna de Paris foi um movimento popular que levou ao poder a classe trabalhadora francesa na prefeitura de Paris. Foi a primeira república proletária de que se tem notícia. Surgiu em oposição ao acordo de paz feito no fim da guerra Franco-Prussiana, que previa vantagens ao governo da Prússia em detrimento dos direitos dos cidadãos franceses. Sua orientação política era socialista, baseada na Primeira Internacional dos Trabalhadores.
          2. Socialismo científico
            1. O socialismo científico, também conhecido por socialismo marxista ou simplesmente marxismo é o nome usado por Friedrich Engels para descrever a teoria sócio-político-econômica elaborada por Karl Marx (1818-1883) no século XIX. Em meio aos movimentos de esquerda da nascente ideologia socialista, a corrente utópica e a marxista disputavam a preferência dos militantes à época.
            2. Cartismo
              1. Recebe o nome de cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos. O nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, a chamada Carta do Povo, na qual estavam registradas todas as reivindicações que os participantes do movimento desejavam ver implementadas.
              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

              Similar

              Animales y sus Características
              LariSa
              Hematología - ENARM
              Emilio Alonsooo
              Cómo Calcular la Nota de Admisión en la Selectividad
              maya velasquez
              Conclusiones acerca de Platón
              Diego Santos
              Psicología Sistémica
              Diego Santos
              ORGANIGRAMA
              Sebastian Valencia
              3 Tipos de Interacciones para la Participación de los Alumnos
              Diego Santos
              ¿CUÁNTOS INSTRUMENTOS CONOCES?
              Estrella Roba Rodríguez
              Teoremas del seno y el coseno
              Laura -
              ANATOMÍA HUMANA s/t...
              Ulises Yo
              LOGICA MATEMATICA
              Jose Izurieta