QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA

Descripción

Mapa Mental sobre QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA, creado por Junior Brito el 06/06/2016.
Junior  Brito
Mapa Mental por Junior Brito, actualizado hace más de 1 año
Junior  Brito
Creado por Junior Brito hace alrededor de 8 años
97
0

Resumen del Recurso

QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA
  1. O conflito Árabe-Israelense é um longo conflito na região do Oriente Médio, que ocorre desde o final do século XIX, com a reivindicação de direitos sobre a área da Palestina por parte de judeus e árabes. Este conflito resultou no início de, ao menos, cinco grandes guerras, um número significativo de conflitos armados e duas Intifadas (levantamentos populares).
    1. O conflito Árabe-Israelense tem diferentes motivos, sendo que o principal deles é a reivindicação de direitos sobre o território da Palestina por parte de israelenses e palestinos que, segundo cada um destes povos, possuem direito milenar sobre a região. Outros motivos referem-se à cultura e à imposição de valores ocidentais às tradições orientais, a questão econômica, que diz respeito ao desejo das potências capitalistas de estabelecerem um ponto estratégico na rica região petrolífera (a mais rica região petrolífera do planeta) e o fator político.
      1. Guerra do Canal de Suez
        1. A nacionalização do Canal de Suez pelo ditador Gamal Adbel Nasse desagradou especialmente a França e a Inglaterra, mas também colocou em estado de atenção as potências mundiais que estavam vivendo o período de Guerra Fria. Nasser ainda proibiu que embarcações israelenses utilizassem o canal. Teve início assim mais um conflito envolvendo israelenses e povos árabes. De um lado estavam Inglaterra, França e Israel e, de outro, Egito. Este foi derrotado e o direito de navegação através do Canal de Suez foi estendido a todas as nações. O conflito foi encerrado, mas as tensões entre Israel e os países árabes aumentaram.
        2. Guerra dos Seis Dias
          1. A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel, com o apoio dos EUA, e a frente árabe, formada por Jordânia, Egito, e Síria, apoiados pelo Kuwait, Iraque, Argélia , Arábia Saudita, e Sudão.
            1. O presidente egípcio Nasser exigiu a retirada dos representantes da ONU que estavam na região desde o ano de 1956 com o objetivo de evitar novos conflitos. Além disso ele ameaçou fechar o Estreito de Tiran para a a navegação de israelenses. Diante da ameaça de Nasser, Israel mobilizou suas forças armadas e promoveu ataques aos territórios de Egito, Síria e Jordânia. Em apenas seis dias Israel venceu e conquistou um vasto território: a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as Colinas de Golan e o setor Oriental de Jerusalém.
          2. Guerra do Yom Kippur
            1. O ataque foi em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur, ou Dia do Perdão. A Guerra do Yom Kippur começou com uma ampla vantagem para os árabes. A Síria conseguiu recuperar as Colinas do Golã, ao passo que o Egito tomou de volta um trecho da península do Sinai. Os israelenses reverteram à situação com a ajuda dos Estados Unidos. Depois de duas semanas, o exército de Israel já havia retomado as colinas do Golã e do Sinai, com exceção de uma estreita faixa junto à margem oriental do canal de Suez.
              1. O fim da guerra do Yom Kippur trouxe importantes modificações no tabuleiro geopolítico do Oriente Médio. O Egito esfriou suas relações com a União Soviética e partiu para uma aproximação com os norte-americanos. A Síria, ao contrário, aprofundou os laços com Moscou. Desde 1971 o país era governado pelo jovem oficial Hafez al-Assad, um nacionalista de “linha dura” que misturava elementos do socialismo e da ortodoxia islâmica. Veja mais:
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            Huesos del Cuerpo Humano
            Diego Santos
            BASES DEL PERIODISMO
            Begoña Monferrer
            Evaluación
            lapequeabibi436199
            Selectividad: Horario de Estudio (1 mes)
            maya velasquez
            Apuntes sobre Modelos Atómicos - Rutherford y Bohr
            Raúl Fox
            Fichas de Inglés para la Prepa Abierta
            Raúl Fox
            Expresiones en inglés
            maya velasquez
            Anatomía cabeza
            Diego Santos
            TEOREMA DE PITAGORAS
            Alejandra GamboaMLLM
            Glucólisis
            Nadim Bissar
            Los Derechos de los niños
            marcela_sosa17