Realismo: Literatura em Portugal

Descripción

Mapa Mental sobre Realismo: Literatura em Portugal, creado por Gleiciane Selau el 06/07/2016.
Gleiciane  Selau
Mapa Mental por Gleiciane Selau, actualizado hace más de 1 año
Gleiciane  Selau
Creado por Gleiciane Selau hace más de 8 años
11
1

Resumen del Recurso

Realismo: Literatura em Portugal
  1. Inicio do Movimento Literário: 1865
    1. Principal Motivo do Surgimento do movimento: Questão Coimbrã

      Nota:

      • A questão Coimbrã foi uma polêmica literária travada em jornais que teve início quando um grupo de intelectuais (composto por Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, entre outros) defensores das novas ideias da época, recebeu uma crítica do árcade Castilho, um importante representante do tradicionalismo. Após a crítica, Antero de Quental respondeu em carta aberta com outra crítica, desta vez à censura da livre expressão e do apadrinhamento que Castilho fazia com seus seguidores. Entre 1865 e 1866, então, surgiram diversas publicações de grupos que promoviam ataques, uns defendendo as ideias tradicionais e românticas, outros as realistas e modernas. Era o progresso contra o conservadorismo.
      1. Neste período (Século XIX) na Europa estava acontecendo a segunda fase Revolução Industrial, o desenvolvimento do pensamento científico e das doutrinas filosóficas e sociais e o evolucionismo de Darwin.
      2. O Realismo é um movimento que denomina a reação aos ideais românticos que caracterizaram a segunda metade do século XIX.
        1. Caracteristicas do Realismo
          1. Objetivismo e o “não-eu”

            Nota:

            • Há grande reflexo do contexto histórico nas características do Realismo. O objetivismo é uma das características mais marcantes, encontrado nas produções realistas como a negação ao subjetivismo romântico. O homem é mostrado como alguém interessado naquilo que está fora dele, diante dele, o que constitui o conceito do “não-eu”.
            1. Materialismo e preocupação com o presente

              Nota:

              • Uma das características do Realismo é o materialismo: ele "faz" com que seja negada a metafísica e o sentimentalismo. Diferente do Romantismo, a volta ao passado e o nacionalismo não são mais importantes: o foco agora é a valorização do presente.
              1. A negação ao clero e à burguesia

                Nota:

                • Analisando as obras literárias do Realismo é claramente identificada a negação ao clero e à burguesia, sendo que a negação da burguesia acontece a partir da chamada célula-mãe da sociedade: a família. Essa é a explicação para haver tantos triângulos amorosos nas obras realistas: a negação da família.
                1. Determinismo e cientificismo

                  Nota:

                  • Os autores realistas são influenciados por Hypolite Taine e adeptos do determinismo, que diz que o homem é influenciado pelo momento, pelo meio e pela raça. Há também grande avanço da ciência, o que influencia a estética realista e traz como característica o cientificismo.
                  1. Oposto ao Romantismo
                  2. Manifestações Realistas
                    1. Prosa
                      1. Tem a mesma direção dos diferentes tipos de poesia, fazendo ataques à burguesia, ao clero, aos falsos valores, ao governo, sendo dotada de uma preocupação com a moral real.
                        1. Principal Autor: Eça de Queirós
                          1. Eça de Queirós: A fase realista é marcada pela trilogia "Cenas da Vida Portuguesa"(O Primo Basílio; Os Maias e O Crime do Padre Amaro).

                            Nota:

                            • Nas obras, o autor monta um painel da sociedade portuguesa e retrata os múltiplos aspectos da vida cotidiana: a cidade provinciana, a influência do clero, a pequena e a média burguesia de Lisboa, os intelectuais e a aristocracia.
                        2. Poesia
                          1. As publicações em poesia realista portuguesa dividem-se em vários tipos: poesia do cotidiano; poesia realista propriamente dita e a poesia metafísica.

                            Nota:

                            • Algumas com foco na realidade e na vida cotidiana de diversas camadas sociais (poesia do cotidiano); outras tem foco político, sendo uma poesia engajada, com crítica social e um caráter revolucionário (poesia realista propriamente dita); outras tem foco nos questionamentos sobre vida, morte e Deus (poesia metafísica).
                            1. Principais Autores: Antero de Quental e Cesário Verde
                              1. A produção poética de Antero de Quental é apresentada em três momentos: as primeiras poesias são anteriores à Questão Coimbrã e refletem o modelo romântico; os poemas "Odes Modernas" são denominados como um marco em sua obra. O livro mais revelador de Antero de Quental é "Os Sonetos" definidos pela crítica literária como tecnicamente perfeitos e lógicos.

                                Nota:

                                • A produção poética de Antero de Quental é apresentada em três momentos, todos ligados à trajetória de vida do autor. As primeiras poesias são anteriores à Questão Coimbrã e ainda refletem o modelo romântico. Já os poemas "Odes Modernas" são denominados como um marco em sua obra e apontam uma fase de poesia revolucionária com forte influência do movimento em Coimbra. O livro mais revelador de Antero de Quental é "Os Sonetos", definidos pela crítica literária como tecnicamente perfeitos e lógicos.
                          Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                          Similar

                          Prepara la Selectividad
                          Diego Santos
                          ANATOMÍA TOPOGRÁFICA DEL ABDÓMEN
                          Marcela Pazmiño
                          Autores y obras de las generación del 98
                          ignaciobll
                          Vocabulario Inglés Avanzado - Hats
                          Diego Santos
                          Past Simple of Irregular Verbs
                          Ana María Lara díez
                          PRACTICA EL SPEAKING DEL FIRST
                          Cristina Capdevila
                          Cadena de Valor
                          gustavo.meneses.
                          PRINCIPIO DE OPORTUNIDAD DEL MINISTERIO PÚBLICO ART. 256
                          ConsentidadeDios
                          Extra French: Serie en francés subtitulada en francés
                          Michel Gomez
                          Uso De Los Tiempos Verbales
                          Laura -