2º GERAÇÃO ROMANTISMO Ultraromantismo/mal do século

Descripción

Mapa Mental sobre 2º GERAÇÃO ROMANTISMO Ultraromantismo/mal do século, creado por Rejania Cruz el 24/03/2014.
Rejania Cruz
Mapa Mental por Rejania Cruz, actualizado hace más de 1 año
Rejania Cruz
Creado por Rejania Cruz hace más de 10 años
245
1

Resumen del Recurso

2º GERAÇÃO ROMANTISMO Ultraromantismo/mal do século
  1. CONTEXTO HISTÓRICO: A segunda geração do Romantismo tem seus traços mais facilmente identificáveis no campo da poesia e seu marco inicial é dado pela publicação da poesia de Álvares de Azevedo, em 1853. Em vez do índio, da natureza e da pátria.É a evasão da realidade que ganha ênfase através da angústia, o sofrimento, a dor existencial, o amor que oscila entre a sensualidade e a idealização ( o amor é platônico, ou seja, a mulher era visto como uma figura inatíngível, impalpável, vista mais no plano espiritual do que no material). Entre esses temas, uma grande carga subjetividade.
    1. Alvares de Azevedo
      1. 1- Biografia: Manoel Antonio Alvares de Azevedo (São Paulo, 1831-Rio, 1852) Formado em humanidades e Direito. Fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano, foi escritor, poeta e contista. Traduziu várias obras inglesas e não teve nenhuma obra publicada em vida, morreu vitima de tuberculose. O livro "Lira dos Vinte Anos", foi a única obra preparada pelo poeta.
        1. 3- Características estéticas: Suas poesias retratam o seu mundo interior, marcadas pelo subjetivismo utiliza-se do léxico para dar conta da situação adolescente, instigando aspéctos móbidos e depressivos da existência: "pálpebra demente", "matéria impura", "enganosas melodias". Fazia oposição (ainda que só retórica) ao imobilismo monárquico e aos abusos do clero, através dos poemas políticos. Alvares define uma nova inflexão do seu egotismo; dispersão, auto-ironia, fusão de libido e instinto de morte.
          1. 2- Principais obras: Macário (1850), Lira dos Vinte Anos (1853) Noite na Taverna (1855).Publicações postuma.
        2. Casimiro de Abreu
          1. 1- Biografia: Casimiro José Marques de Abreu (Barra de são João- Rio 1839-1860). Estudou humanidades em Nova Friburgo e em Lisboa se inicia como poeta dramaturgo, depois de retornar para o Brasil morre de Tuberculose.
            1. 2- Principais Obras: Sua única Obra foi o livro: Primaveras (1859) publicado com recursos paternos. Escreveu "Meus oito anos" um dos poemas mais populares da literatura brasileira.
              1. Característica estética: Permeam pelos mesmos temas dos poetas da 2 geração, mas o que diferencia é o modo de compor, ele reduzia a natureza e o próximo a um ângulo visual menor: seu lirismo de adolescente retratado na poesia, girava em torno do amor, da tristeza da vida, da saudade da Pátria e da saudade da infância e foi o que o tornou; o poeta mais popular da literatura brasileira.
            2. Junqueira Freire
              1. 1- Biografia: Luiz José de Junqueira Freire (Bahia, 1832-1855). Cursou humanidades, foi professor, se dedicou ao sacerdócio na ordem Beneditina, pediu secularização retornando para casa onde veio a óbito por uma moléstia cardíaca.
                1. 2- Principais obras: Inspirações do Claustro (1855) e contradições poéticas.
                  1. 3-Carcacterísticas estéticas:Sua estética é o convívio entre Eros e Thanatos (Eros e Thanatos significam, entre os gregos, o Amor e a Morte personificados), que sela a personalidade do religioso e poeta sem êxito. Em sua obra "Inspirações do Claustro" está divido entre a sensualidade, os terrores da culpa e os ideais religiosos.
                2. Fagundes Varela
                  1. 1- Biografia: Luis Nicolau Fagundes Varela (Rio claro, RJ 1841-Niterói, 1875). Filhos de fazendeiros, matriculou-se em Direito em São Paulo, onde casou-se e teve um filho que morreu aos 3 anos de idade. Tentou terminar os estudos em Recife, mas volta ao saber da morte da esposa, larga o curso e dedica-se a vida errante vindo a falecer de insulto cerebral.
                    1. 2- Principais obras: Cântico do Calvário (1863),Vozes da América (1864), Cantos e Fantasias (1865)...
                      1. Características estéticas: "O maior dentre os menores poetas saídos das arcadas paulistas" segundo Bosi, seus primeiros livros é antes documental do que artístico, pois ele acompanha a vigem política do II império prenunciando os condoneiros pelo ardor nacionalista de "O estandarte (1863)" pelo mito américa-paraíso-da-liberdade "Vozes da américa (1864) e abre o tema sobre o negro ao escrever "Mauro o escravo (1864)". Os temas são os mesmos dos poetas da 2º geração, o diferencial e o cunho documental de suas obras.
                  Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                  Similar

                  ADIVINANZAS  de  animales...
                  JL Cadenas
                  CIENCIAS AUXILIARES DE QUÍMICA ORGÁNICA
                  Luis Carrillo
                  Sistema Internacional de Unidades (SI)
                  Raúl Fox
                  Freud: Esquema del Psicoánalisis
                  Cesar_Adolfo
                  Factorización
                  maya velasquez
                  Funciones Matemáticas
                  maya velasquez
                  "LA EDAD MEDIA"
                  María Varón
                  EL ADVERBIO
                  Raquel Serdio
                  R.D. 796/2005, De 1 de julio, Regimen disciplinario (Esquema 3)
                  Miguel Angel del Rio
                  TEST DEL MODERNISMO Y GENERACIÓN DEL 98
                  iranzu90 pascal
                  Buscar en Google
                  Maru RAmos