Métodos e teorias amplamente aceitas pela comunidade cientifica onde se assenta a ciência normal.
Ciência Normal
Nota:
Construção científica derivada da aceitação de um paradigma.
Comunidade Científica
Nota:
É quem legitima o paradigma, que constitui as novas bases de construção científica a partir do modelo aceito.
Construção de um paradigma
Nota:
Duas (ou mais) teorias que explicam determinados fenômenos de estudo, que entram em choque, quando não há paradigma anterior. Ex. Período Pré Newtoniano.
Quebra cabeças
Nota:
A principal função do cientista dentro da ciência normal é construir quebra cabeças que dão legitimidade as teorias e métodos determinados pela ciência normal.
Anomalias
Nota:
Quando o modelo paradigmático vigente não consegue ajustar-se a explicar determinados fenômenos discutidos na realidade.
Quebra de paradigma
Nota:
Quando a antiga estrutura de modelos teóricos não consegue explicar mais fenômeno de estudo, e a constituição de "quebra cabeças" não consegue ser aceitável
Pesquisador
Nota:
Se o mesmo está no paradigma, é aceito, senão é banido, e tem que se reestruturar dentro de suas ideias para constituir uma nova comunidade ou derrubar o paradigma vigente
Manutenção de um paradigma
Nota:
Desenvolvimento científico de base, limpando as dificuldades encontradas pela teoria e os modelos/métodos para explicação do fenômeno.
Construção de Tecnologias
Nota:
Construção de Tecnologias que validam o paradigma, baseadas no mesmo, com objetivo de montar o quebra cabeças. Não necessariamente um paradigma é aceito sem que todos seus quebra cabeças sejam concluidos.
Problemas com o paradigma
Nota:
Cientista operador;
Estreitamento de visão científica, dando foco mais objetivo e delimitando área de estudo.