É a ciência que tem como finalidade captar, registrar e demonstrar fatos que servem de base para uma análise do estado econômico-financeiro de uma empresa, auxiliam na tomada de decisões e ajudam na organização da atividade e administração da entidade.
Patrimônio
Nota:
O patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade. Se caracteriza como um conjunto de bens, direitos e obrigações ligados a uma entidade.
Ativo, Passivo e PL.
Nota:
Baseado nessas informações, pode-se afirmar que os bens e direitos da entidade são o ATIVO do seu patrimônio, as obrigações são o PASSIVO e o PL(Patrimônio Líquido) são os bens do ativo quando já subtraídas as dívidas (obrigações).
Técnicas
Contábeis
Nota:
Para que os fatos contábeis sejam registrados de maneira que efetivamente auxilie na tomada de decisões entre outros fins, é necessária a utilização das técnicas de registro. Entre elas estão: escrituração contábil, demonstrações contábeis, análise de balanços e auditoria contábil.
Escrituração Contábil
Nota:
É uma técnica de registro e apuração de fatos contábeis, sejam eles permutativos ou modificativos. Tais fatos são devidamente registrados sistematicamente em contas.
Contas
Nota:
Conta é uma abstração que reúne em um mesmo item todas as mutações de um determinado elemento com seus respectivos valores.
Patrimoniais
Nota:
Representação dos elementos do ativo, passivo e patrimônio líquido.
De Resultado
Nota:
Representação dos eventos que alteram o PL. Seja positivamente (receita) ou negativamente (despesa).
Livros
Nota:
No auxílio da organização do registro de fatos contábeis, dois livros são usados : o Razão e o Diário. No primeiro, são registrados os fatos contábeis ocorridos em cada conta individualmente e no segundo os fatos na medida que eles ocorrem, ou seja em ordem cronológica.
Fiscais
Nota:
Município: Livro de registro do ISS
Estado: Livro de registro de entradas / Livro de registro de saídas / Livro de apuração do ICMS
Federal: Livro de registro do IPI / Livro de apuração do IPI
Fatos
Nota:
Eventos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo alterar o patrimônio líquido ou não. São os chamados fatos contábeis. Tais fatos podem ser classificados em três grupos:
Permutativos
Nota:
são aqueles que provocam permutações entre elementos componentes do ativo e/ou passivo, sem modificar o valor do PL. São também denominados fatos qualitativos.
Mistos
Nota:
Envolve, ao mesmo tempo, fato permutativo e um fato modificativo. Pode, portanto, acarretar alterações no ativo e no PL ou no passivo e no PL ou no ativo, no passivo e no PL simultaneamente.
Modificativos
Nota:
São aqueles que acarretam alterações, para mais ou para menos, no PL. são também denominados fatos quantitativos.
Inventário
Nota:
É um método de registro de entrada e saída de mercadoria além da escrituração comum
Permanente
Periódico
Demonstrações Contábeis
Balanço Patrimonial
Nota:
Destinada a evidenciar , qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. art 176 lei 6.404/76
Balancete de Verificação
Nota:
Tabela onde são expostas todas as contas em movimento na empresa demonstrando seus respectivos saldos.
DRE
Nota:
Tem como objetivo principal apresentar de forma resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. art. 187 lei 6.404/76