Mistura heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Levigação
Nota:
Utiliza-se uma corrente de água para separar substâncias sólidas de densidades diferentes.
Flotação
Nota:
Ao adicionar água em uma mistura o componente mais denso vai ficar no fundo, a água no meio e o componente menos denso vai flutuar na água.
Ventilação
Nota:
Passa-se uma forte corrente de ar pela mistura e o menos denso é arrastado pelo vento e separado dos mais densos.
Catação
Nota:
As substâncias são separadas manualmente,com uma pinça,colher,etc
Dissolução
fracionada
Nota:
Utilizado quando há nas misturas, substâncias solúveis (capazes de se dissolver em líquidos). Assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente
Fusão fracionada
Nota:
Ao esquentar uma mistura sólida, cada sólido da mistura vai se liquefazer no seu valor especifico de ponto de fusão, a substância que apresentar o menor ponto de fusão será a primeira a se liquefazer.
Sifonação
Nota:
Consiste em manter a mistura em repouso para que a substância mais densa se deposite no fundo do recipiente, e na parte superior, o liquido.
Funil de decantação
Nota:
O liquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando a separação se completa
Filtração
Simples
Nota:
Passagem da mistura por um funil forrado com papel de filtro, em que o sólido possui partículas maiores que os orifícios do papel de filtro e o liquido partículas menores.
A vácuo
Nota:
É a aceleração da filtração, possui o mesmo principio da filtração simples, porém com o uso de uma bomba a vácuo, um kitasato e um funil de Bücher.
Separação magnética
Nota:
Quando tiver uma mistura de sólidos e apenas um deles pode ser atraído por ímãs, será possível retirar um dos sólidos com o imã, assim separando as misturas.
Decantação
Simples
Nota:
Consiste em virar um copo com por exemplo água e areia, para que a água saia e a areia continue no fundo do copo.
Em câmera
de poeira
Nota:
Consiste em passar a mistura por um recipiente dividido em câmeras nas quais o sólido,devido à diferença de densidade, deposita-se.