esta camada 4 , fornece serviços de transporte do dispositivo de origem ao dispositivo de destino, estabelecendo uma conexão lógica entre estes dispositivos.
Ordena os segmentos
Controla o fluxo de dados
Transporta os dados
Nota:
entre origem e destino de forma confiável e precisa.
previne congestionamentos
Nota:
os congestionamentos na rede que o excesso de dados podem causar.
serviço orientado á conexão
Nota:
ultiliza um serviço orientado á conexão para garantir confiabilidade. Ser um protocolo orientado significa que uma sessão precisa ser estabelecida entre origem e destino antes da transmissão dos dados propriamente ditos .
entrega confiável
Nota:
Um recurso dado usado pela camada de transporte para garantir confiabilidade na comunicação , são as confirmações positivas.
Ao receber os segmentos enviados pela origem , o destino confirma o recebido destes segmentos pedindo o próximo segmento , ou seja , o proximo segmento é solicitado e com isso , o dispositivo de origem entende que o destino recebeu todos os segmentos anteriores.
Controle de fluxo
Nota:
identifica a quantidade de informação que poderá ser transmitida antes de aguardar uma confirmação de recebimento do destino.
a camada de transporet realiza essa função por meio de janelamento. Caso o tamanho da janela seja 3 segmentos , o dispositivo de origem deve enviar 3 segmentos para o dispositivo de destino e depois disso , a origem aguarda uma confirmação de recebimento por parte do destino.
identificar diferentes aplicações
Nota:
A camada de transporte precisa identificar as diversas comunicações simultâneas que ocorrem entre dispositivo de origem e destino iguais ou diferentes.Imagem um despositivo recebendo vários email e msg de msn ou uma pagino WEB ao mesmo tempo. O dispositivo vai precisar saber identificar qual a aplicação precisa receber a informação.Os numeros de portas são usados para identificar essas comunicações entre diversas aplicações.Quando o dispositivo inicia uma comunicação , ele escolhe um numero de porta de origem e outro de destino.
entrega ordenada
Nota:
Para que os segmentos passam ser ordenados no destino , cada segmento recebe um numero de sequência.quando esses segmentos chegam de forma desordenada os eles são colocados em "buffet" (tipo de memória onde ficam os pacotes fora de ordem).
nesta forma de ordenar os segmentos á camada de transporte , é possivel garantir que segmentos faltantes sejam reenviados.
TCP - PROTOCOLOS ORIENTADOS À CONEXÃO
Nota:
O TCP (Transmission Control Protocol). Sendo assim o TCP aplica todas as funcionalidades de entrega ordenada , confiável e com controle de fluxo vistas anteriormente.
Campos do segmento
TCP
Porta de destino
Nota:
contèm o numero da porta de destino.
Porta de origem
Nota:
contém o numero da porta de origem.
Dados
Nota:
Campo com os dados das camadas superiores.
Comprimento do cabeçalho
Nota:
Indica o tamanho do cabeçalho do segmento .
Numero de reconhecimentio
Checksum
Nota:
campo de 16 bits para o calculo de verificação de erros.
Número de sequencia
Nota:
ultilizado para ordenar os segmentos.
Janela
Nota:
Possui o o numero de segmentos que poderão ser transmitidos antes de aguardar uma confirmação.
UDP- PROTOCOLOS NÃO - ORIENTADOS Á CONEXÃO
Nota:
Nem sempre a camada de transporte precida oferecer um serviço confiável onde é necessário estabelecer uma comunicaçao entre origem e destino antes de enviar os dados , bem como oferecer uma entrega ordenada e com controle de fluxo.Nestes casos onde a confiabilidade não é necessária , um protocolo não-orientado á conexão poderá ser utilizado.
Campos o segmentos
UDP
Porta de destino
Porta de origem
Checksum
Comprimento
Nota:
indica o tamanho do data grama incluindo os dados.
Dados
a grande diferença é que um é confiável
e o outro nãoe por ser um protocolo
menor o UDP é mais leve