Linhas: na posição horizontal, nos dão a ideia de descanso. Na posição vertical nos dão ideia de firmeza, estabilidade. Na posição inclinada, movimento, instabilidade. Na posição curva, alegria, animação. Linhas sinuosas geram suavidade e leveza. Linhas quebradas sugerem nevorsismo.
Azul: sugere tranquilidade, repouso. simbolicamente, é ligada ao sagrado, ao divino, por exemplo, na reapresentação do céu ou dos mantos de ícones nas pinturas católicas.
Nota:
Azul: sugere tranquilidade, repouso. Simbolicamente, é ligada ao sagrado, ao divino, por exemplo, na reapresentação do céu ou dos mantos de ícones nas pinturas católicas.
verde: é uma cor calmante, associada à vida e a natureza. Simbolicamente representa a fertilidade, como nas vestes usadas pelas mulheres na renascença. representa também liberdade, em outros casos representa também dinheiro e esperança.
amarelo: sua luz inquieta bastante podendo gerar a sensação de euforia, cansaço, sede, fraqueza. simboliza a riqueza e a alegria, mas também, dependendo do tom, a loucura e a doença
vermelho: mexe com nossas emoções, pois tem associação com a paixão, a raiva. Na arte simboliza tanto o sagrado como o profano.
Profundidade: Profundidade espacial- ocorre por meio das relações entre cores quentes e cores frias. Profundidade por diminuição da forma Por meio da perspectiva- técnica desenvolvida pelos renascentistas foi fundamental para o desenho com profundidade e volume.
1. Linear ou paralela: as linhas de perspectiva convergem para um só ponto de fuga. A base do objeto é vista frontalmente, paralela a linha de terra e do horizonte. 2. Perspectiva oblíqua: as linhas de perspectiva convergem para dois pontos de fuga. Enxergamos o canto do objeto é suas laterais.