Geo 26- Teorias Demográficas e Estrutura da População
Teorias Demográficas
Teoria Malthusiana
Idade Moderna
Nota:
Contexto da Revolução Industrial (êxodo rural, desemprego e aumento populacional).
PG e PA
Nota:
A população tende a crescer segundo uma progressão geométrica, enquanto os alimentos, na melhor das hipóteses, crescem segundo uma progressão aritmética.
Para corrigir tal descompasso, seriam
necessárias medidas de controle do
crescimento populacional a fim de se
evitar uma crise de superpovoamento.
Nota:
Nessa concepção, epidemias, guerras, catástrofes naturais, etc., constituiriam um “mal necessário” para frear tal crescimento indesejável.
Ele propunha a erradicação da pobreza e da fome por meio do controle de natalidade e de outras medidas como casamentos tardios e número de filhos compatíveis com os recursos familiares.
Antinatalista
Teoria Neomalthusiana
Nota:
"Alarmistas".
Período pós-Segunda Guerra Mundial
Nota:
Explosão demográfica.
Novas medidas
Nota:
• Atribuíam a culpa pela situação de miséria dos países subdesenvolvidos ao acelerado crescimento populacional;
• Concordavam que a agricultura era capaz de produzir alimentos suficientes para todos;• Defendiam programas rígidos e oficiais de controle da natalidade, em geral rotulados de planejamento familiar, com o emprego de diversos métodos, como as pílulas anticoncepcionais, a ligadura das trompas, o DIU (dispositivo intrauterino), o aborto e a vasectomia.
Políticas antinatalistas
Nota:
Adotadas por vários países.
Teoria Reformista, Marxista
Miséria
Nota:
Defendem que a miséria é a responsável pelo intenso crescimento populacional.
Isso resultaria em um planejamento familiar que ocorreria de forma espontânea.
Estrutura da população
Estrutura Etária
Nota:
Normalmente, essa é a distribuição etária:
• Jovens – até 19 anos.
• Adultos – de 20 até 59 anos.
• Idosos – de 60 anos ou mais.
Em relação aos países desenvolvidos, a proporção de jovens é menor e a de idosos, maior.
Já nos países mais pobres, ocorre o inverso, devido ao grande número de jovens e à baixa proporção de idosos.
Pirâmide Etária
Estrutura por sexos
Nota:
A população mundial e brasileira é constituída, principalmente, por mulheres. Entretanto, os meninos são, em média, 5% a mais do que elas nas maternidades. Tal fato ocorre devido à maior mortalidade masculina em todas as faixas de idade.
Segundo o IBGE, uma das explicações é que as mulheres vivem mais, porque são mais resistentes às doenças. Mas o principal motivo de elas serem maioria é que os homens são as maiores vítimas da violência, sobretudo ao longo da juventude.
Estrutura Setorial
PIA
Nota:
A População em Idade Ativa pode ser classificada em:
População Economicamente Ativa (PEA): É constituída por pessoas desocupadas, mas dispostas a trabalhar (desempregados), e por trabalhadores ocupados, sejam empregados (registrados ou não), autônomos, empregadores ou não remunerados.
População Economicamente Inativa (PEI): É constituída por aqueles que estão capacitados a trabalhar, entre os quais incluem-se os desalentados (aqueles que estão dispostos a trabalhar, mas estão desestimulados a buscar emprego, uma vez que já buscaram e não obtiveram sucesso – no caso das pesquisas realizadas pelo IBGE, é considerado desalentado aquele que está desempregado e há mais de um mês não busca emprego) –, e os inativos (que são aquelas pessoas que não buscam e não estão dispostas a trabalhar), como é o caso dos aposentados, estudantes que não trabalham, inválidos, crianças.
Setores de atividades
Nota:
• Primário: trabalhadores do campo (pecuária, extrativismo ou agricultura);
• Secundário: todos os que trabalham em indústrias e em construção civil;• Terciário: é o setor da prestação de serviços (comércio, transportes, setor público, educação, telecomunicações, etc.);• Quaternário: setor ligado à alta tecnologia, pesquisa, biotecnologia, informática, etc.
Nos países desenvolvidos, é o setor terciário que mais cresce e absorve mão de obra.
Já nos países subdesenvolvidos, há grande oferta de emprego nos setores secundário e terciário (há também muito subemprego).
PINA
Nota:
População em Idade Economicamente Inativa (com menos de 10 anos de idade).