Sintomas:
Cólicas abdominais, fezes pastosas com muco e sangue, fadiga, gases em excesso, dor retal, perda de peso, sensibilidade abdominal, fezes líquidas, às vezes com sangue, evacuação de dez a 20 vezes por dia,febre e vômitos
Prevenção:
Saneamento básico e condições adequadas de higiene são a chave para evitar a amebíase.
Doença de Chagas
Nota:
Sintomas:
A doença pode ser leve, causando inchaço e febre, ou pode durar muito tempo. Se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca congestiva.
Prevenção:
Controle de insetos com inseticidas e habitações com menos propensão de ter populações de insetos ajudam a controlar a disseminação da doença. Ainda não existe uma vacina disponível para a prevenção da Doença de Chagas.
Giardíase
Nota:
Sintomas:
Diarreia aquosa, às vezes com mau cheiro, que podem se alternar com fezes moles e gordurosas, fadiga ou mal-estar, cólicas abdominais e inchaço, arroto com um gosto ruim, náusea, perda de peso.
Prevenção:
Lave as mãos e evite beber água não tratada de poços rasos, lagos, rios, nascentes, lagoas e riachos.
Malária
Pneumonia
Fungos
Micose
Sapinho
Vírus
AIDS
Nota:
Sintomas:
febre, dor de garganta, fadiga, perda de peso, sudorese noturna e infecções recorrentes.
Prevenção:
Usar preservativo durante a relação sexual, usar seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e usar luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados.
Caxumba
Nota:
Sintomas:
Glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite.
Prevenção:
Usar a vacina tetraviral e a tríplice-viral.
Catapora
Nota:
Sintomas:
Febre, surgimento de bolhas vermelhas na pele espalhadas por todo o corpo, coceira, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça, dor de barriga.
Prevenção:
Usar a vacina tetra viral e a vacina contra varicela
Dengue
Nota:
Sintomas:
Febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico
Prevenção:
Tome a vacina contra a dengue.
Febre Amarela
Nota:
Sintomas:
Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.
Prevenção:
Tome a vacina contra a febre amarela
Hepatite
Nota:
Sintomas:
Hepatite A- febre, pele e olhos amarelados, náusea, vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor escura e fezes esbranquiçadas.
Hepatite B e C- os sinais das hepatites B e C podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos. Quando aparecem, os sintomas dessas hepatites são muito similares aos da hepatite A, mas a hepatite B e a C podem evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado.
Prevenção:
Hepatite A- adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene.
Hepatite B- controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica; vacinação contra hepatite B.
Hepatite C- triagem em bancos de sangue e centrais de doação de sêmen; triagem de doadores de órgãos sólidos e triagem de doadores de córnea ou pele.
Herpes
Influeza
Mononucleose
Pneumonia viral
Poliomielite
Rubéola
Sarampo
Bactérias
Cárie
Nota:
Sintomas:
Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, furinhos em um ou mais dentes, manchas marrom ou brancas na superfície do dente, dente sensível, gengiva inchada e dolorida.
Prevenção:
Escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia para eliminar os restos de comida nos dentes e evitar a formação de placa bacteriana. Tomar um gole de água depois de comer, especialmente quando não se pode escovar os dentes.
Cólera
Nota:
Sintomas:
Os principais sintomas são diarreia e desidratação. Raramente, choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal) e convulsões podem ocorrer em casos graves.
Prevenção:
Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, se possível, desinfete as mãos com álcool, beba apenas água potável, alimente-se de comidas completamente cozidas e quentes. Evite alimentos que se come crus, como peixes e mariscos. Atenha-se a frutas e legumes que você mesmo pode preparar, como bananas, laranjas e abacates. Evite laticínios, incluindo sorvetes, que podem ser feitos com leite não pasteurizado.
Escarlatina
Nota:
Sintomas:
Erupção cutânea vermelha brilhante que cobre a maior parte do corpo, dor de garganta e febre alta.
Prevenção:
Evitar contato com pessoas contaminadas e ao menor sinal da doença procurar o médico e seguir o tratamento à risca.