O Pedagogo na Educação Especial

Descripción

Mapa Mental sobre O Pedagogo na Educação Especial, creado por Emanuelle Milek el 10/07/2017.
Emanuelle Milek
Mapa Mental por Emanuelle Milek, actualizado hace más de 1 año
Emanuelle Milek
Creado por Emanuelle Milek hace alrededor de 7 años
9
0

Resumen del Recurso

O Pedagogo na Educação Especial
  1. Frente à complexidade que, atualmente representa, a inclusão de pessoas com necessidades especiais na formação básica e a falta de profissionais habilitados nesta área, aliadas às determinações da LDB 9394/96 e o Parecer 17/2001, constata-se a necessidade de novas políticas de formação, de um pedagogo/educador capaz de exercer com competência seus trabalho em classes de ensino regular, frequentadas ou não por alunos com necessidades educativas especiais (NEE), e também em Escolas Especiais, Sala de Recursos, Itinerância, Instituições Especializadas e em Classes Especiais.
    1. Para que a escola perceba a necessidade de mudanças, é importante a avaliação constante da sua prática bem como um processo de formação continuada dos professores que privilegie discussões sobre as práticas inclusivas nela desenvolvidas ou que se pretende desenvolver, o que pode se dar através de reflexões mediadas pela equipe pedagógica.
      1. Segundo Romanowski (2007), a função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar no sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características. Dessa forma, o trabalho realizado, é o de propiciar uma organização da escola em que seja possível modificar, transformar e construir juntamente com a equipe escolar estratégias, metodologias de ensino, definição de conteúdos, instrumentos de avaliação, entre outros, responsabilizando‐se por articular todos esses elementos.
    2. Um dos debates mais insistentes e repetidos em torno da instituição escolar, sempre foi à questão de evidenciar o seu papel, que era ‘reprodutor’ ou ‘transformador’, isto é, se contribuía para conservar a sociedade ou para mudá‐la. Até certo ponto, era trivial, pois, por um lado nenhuma sociedade poderia substituir sem formar seus membros em certos valores, habilidade, etc. e, por isso, toda a educação é reprodutora; mas ao mesmo tempo, nenhuma sociedade atual seria, sem a escola, o mesmo que chegou a ser com ela, e, por isso toda educação é transformadora. Enguita (2004, p.13)
      1. A proposta de incluir alunos com deficiência na escola regular requer mudanças efetivas e contínuas dentro de uma estrutura muitas vezes pouco flexível. Para se efetivar a inclusão, é necessário inovar metodologias de ensino, reformulando práticas e propondo melhorias e valores que promovam uma educação para todos, que respeite as características dos diferentes alunos.
        1. A inclusão requer alterações que tornem o processo de ensino‐aprendizagem efetivo, como instrumento de transformação social, promotor de direitos e do reconhecimento de todos enquanto cidadãos, independentemente de suas diferenças.
          1. O trabalho conjunto do professor e do pedagogo é relevante para a construção de ideias e para a promoção de ações que busquem efetivar a inclusão.
          2. Considerando‐se que cabe à escola esgotar os recursos que facilitem práticas que promovam a aprendizagem visando à qualidade na educação e a busca do atendimento à diversidade, entendemos como pertinente tais preocupações. De acordo com Machado (2009), a inclusão denuncia o esgotamento de práticas comuns, a idealização do aluno perfeito, a padronização, enfim, tantos outros elementos que compõem o universo das práticas escolares.
        Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

        Similar

        Lecturas para Preparar el First Certificate (I)
        maya velasquez
        Arte Prerromano
        maya velasquez
        Preparacion TOEFL page 382
        Jorge Silva Granados
        Conceptos de estadística y probabilidad
        Diego Santos
        LA METODOLOGÍA DE LAS BASES DE DATOS
        Fernando Tapia
        PENSAMIENTO CRÍTICO
        carandpoveda
        LEY 1/2000 ENJUICIAMIENTO CIVIL: "De los procesos sobre filiación, paternidad y maternidad"
        Miguel Angel del Rio
        INFOGRAFIAS
        lozanomiguelito.
        PRUEBA DE CONOCIMIENTOS ENFERMERIA
        ENFERMERIA_SALUD
        50 Things To Do Between Your Study Sessions
        Elaine del Valle