(SER/ABRIL EDUCAÇÃO/2016) Leia os textos.
Texto I
Dirigindo um tapete voador, de Viktor Vasnetsov. 1880.
A lenda do tapete voador tem sua origem baseada em um objeto muito antigo e tradicional, confeccionado artesanalmente, que servia inicialmente para proteger as tribos nômades do inverno rigoroso, cobrir o chão e até mesmo dividir ambientes.
Texto II
Um dos tapetes mais famosos do mundo, o persa, é fabricado no Irã. O bazar de Teerã é enorme, confuso, lotado, o tempo todo movimentado. Vende de tudo, mas tem uma parte especial porque quando se fala de tapete, o Irã, país do tapete persa, está num outro nível.
As centenas de lojinhas e lojonas que vendem o produto são como uma aristocracia do bazar. Um negociante local explica que o negócio move bilhões de dólares, mas que nos últimos anos quase foi ao “chão”. O próprio governo iraniano tem culpa, fez fábricas de tapetes, que são vendidos claro, como persas, mas que estão longe de ter a qualidade dos feitos a mão.
Os vendedores de tapetes dos bazares do Irã são tradicionalmente uma elite política e econômica. É um produto de excelência, antes da Pérsia, hoje do Irã e exportado para o mundo todo, mas as sançõesdos últimos anos atrapalharam muito. Dizem que as vendas caíram em 50%, outros acham que é até mais do que isso.
Um tapete mostrando a Santa Ceia é um exemplo de que a clientela que vem à região é do mundo todo.
O Irã é um país muçulmano, governado por ayatollahs, mas negociar com tapetes é algo muito mais antigo.
[...]
Muhammad Isfahanian, de 82 anos, explica que muita gente traz tapetes para que ele avalie o valor e o estado deles. “Esse é um produto que dura mais de cem anos, e que no caso dos de Kashan, os mais antigos são os mais caros”, conta.
Ele conta que o negócio é de família, no caso da dele, já há cinco séculos. O neto que mora na
Califórnia já está sendo preparado para voltar de vez para o Irã e seguir a carreira.
O lugar é tão respeitado que serve também como uma oficina, onde se fazem consertos desses objetos tão valiosos e que vão passando de geração em geração. Existem vários detalhes técnicos que explicam o valor desses tapetes. São de seda, obras de arte feitas à mão, demoram anos para ficarem prontos, podem custar milhões.
No passado o tapete persa tinha a função de proteger as tribos nômades do inverno rigoroso, cobrir o chão ou dividir os ambientes. Esse objeto, em razão da técnica apurada em sua confecção, também ganhou um valor artístico e financeiro muito elevado. Um dos motivos para tal valorização é a decoração presente nos tapetes persas, que pode, até mesmo, ilustrar a Santa Ceia. A decoração feita nos tapetes persas tem a função de
Selecciona una de las siguientes respuestas posibles: