O MBTI (Myers-Briggs Type-Briggs) é um modelos de tipologia de personalidade. Em relação a este modelo, é INCORRETO afirmar
Este modelo é amplamente utilizado em todo o mundo.
Não existe evidência de que o MBTI seja uma mensuração válida de personalidade.
Trata-se de um teste com cem questões sobre como as pessoas agem ou sentem em determinadas situações.
São oito categorias na estrutura MBTI de Personasalidade: extroversão X introversão; sensatos X insensatos; racionais X emocionais; julgadores X perceptivos.
Marque a (s) categoria(s) definida (s) pelo teste de personalidade MBTI (Myers-Briggs Type-Briggs) que está (ao) caracterizada (s) de forma INCORRETA (S).
Extrovertidos : indivíduos expansivos, sociáveis e assertivos. Extrovertidos: indivíduos quietos e tímidos.
Intuitivos: indivíduos práticos, preferem a ordem e a rotina. Focam os detalhes. Sensatos: confiam nos processos inconscientes e tem um visão “macro” das situações.
Racionais: usam a lógica e o raciocínio para lidar com os problemas. Emocionais: recorrem aos valores dos outros para enfrentar seus problemas.
Julgadores: indivíduos que desejam o controle e preferem um mundo estruturado e organizado. Os perceptivos são flexíveis e espontâneos.
Os fatores básicos de personalidade do modelo Big Five são, exceto:
Extroversão
Amabilidade
Consciência
Estabilidade emocional
Receptividade a novas experiências
Intuição
Dentre os fatores do modelo Big Five, um deles é um previsor de desempenho para todos os grupos ocupacionais estudados. Este fator é a
extroversão
amabilidade
consciência
estabilidade emocional
receptividade a novas experiências
intuição
A extroversão é importante para prever o desempenho no trabalho em determinados grupos ocupacionais, tais como posições gerenciais e de vendas.
A consciência é um fator da personalidade importante para prever o desempenho no trabalho em todos os grupos ocupacionais.
A receptividade a novas experiências é um fator da personalidade importante para prever o desempenho em programas de treinamento.
Um dos atributos da personalidade identificados como relevantes para explicar e prever o comportamento nas organizações é o CENTRO DE CONTROLE. O centro de controle do primeiro tipo acredita que pode controlar o seu próprio destino, é rotulado de INTERNO.
Considerando as evidências, qual dos tipos costuma ser insatisfeito com o trabalho, é mais alienado em relação ao ambiente de trabalho e menos envolvido?
Tipo interno
Tipo externo
Em relação ao atributo denominado “Maquiavelismo”, é CORRETO afirmar:
É mais provável que indivíduos com alta pontuação neste traço de personalidade se envolva em situações eticamente questionáveis.
Os indivíduos altamente maquiavélicos não são bons funcionários.
No que se refere à satisfação no trabalho, as evidências confirmam que a elevada autoestima implica maior satisfação no trabalho.
Os indivíduos com baixa autoestima são mais vulneráveis às influências externas.
Indivíduos com baixa capacidade de automonitoramento são incoerentes.
Indivíduos com alto grau de automonitoramento (sensibilidade para compreender os sinais do ambiente e capacidade de comportar-se de maneira diferente dependendo da situação) se dão melhor na atuação política.
Pessoas fortemente propensas a assumir riscos tomam decisões mais rápidas e dependem de menos mais( menos, mais ) informações para isso.
São características da personalidade Tipo A: competitividade excessiva, não lida bem com a ociosidade, enfatiza a quantidade em detrimento da qualidade, preocupação com a rapidez, recorre a experiências passadas.
O Tipo A toma decisões erradas por precipitaçãofrequentemente raramente( frequentemente, raramente )
Em relação à personalidade e cultura nacional é INCORRETO afirmar:
Os cinco fatores da personalidade (Modelo Big Five) aparecem em quase todos os estudos multiculturais.
Indivíduos com o traço de Personalidade Tipo A são em maior número em países onde as conquistas materiais são pouco valorizadas.
A cultura nacional exerce uma influência sobre as características dominantes da personalidade de sua população.
Há evidências de que as culturas diferem na maneira como as pessoas se relacionam com seu ambiente.
Não existem tipos específicos de personalidade para cada país.