Creado por tais.medeiros14
hace más de 9 años
|
||
Taís Medeiros - n° 27
7° ano D
2015
A Hidrografia e os Biomas Brasileiros
A hidrografia do Brasil
Região hidrográfica Amazônica
Região hidrográfica do rio São Francisco
Região hidrográfica do rio Paraná
Os biomas do Brasil
Bioma Mata Atlântica
Mata Atlântica
De clima quente e úmido, com chuvas regulares e bem distribuídas no decorrer do ano e terrenos formados por planaltod, serras e morros.É o bioma que mais sofreu ações da sociedade.
Mata de araucárias
Também conhecida como mata dos pinhais, pode ser encontrada em lugares com terreno mais elevados, com mais de 500 metros de altitude, nos estados da Região Sul do Brasil, em áreas com verões quentes e invernos frios.
Restingas
Formações consideradas, em algumas classificações, como vegetação litorânea, os mangues ocorrem em áreas da costa litorânea, de clima tropical e subtropical, em terrenos de solos formados por argila e barro e que alagam durante a maré alta.
Restingas
Conjunto de cobertura vegetal nos litorais. Da vegetação típica, fazem parte espécies como a bromélia terrestre, o angelim, o cipó alto, etc.
Bioma Pantanal
Ocupando uma das maiores planícies inundáveis do mundo e conhecido, também, como Complexo do Pantanal, esse bioma apresenta verões quentes e invernos frios e secos, com campos que inundam na estação das chuvas(verão). Fazem parte de suas paisagens campo limpo, florestas, mata galeria e cerrado.
Bioma Cerrado
Esse bioma é formado por árvores de pequeno porte, com galhos tortuosos, raízes profundas, cascas e folhas grossas, que estão adaptadas a duas estações: uma úmida e outra seca.
Bioma Caatinga
A caatinga é composta por vegetação rasteira de espécies que resistem à falta de água já que o tipo climático da região de sua ocorrência tem como característica principal os longos períodos de seca; as chuvas ocorrem em pequena quantidade e de maneira irregular durante o ano.
Bioma Pampa
Os terrenos de sua ocorrência são baixos, planos e levemente ondulados e o clima caracteriza-se por verões quentes e invernos frios. O uso econômico dessa área do território é, principalmente, criação de gado e produção de arroz.
FIM