A compreensão de um canal de distribuição ou como alguns autores e pesquisadores consideram “canais de marketing e distribuição” necessita de uma sincronia entre as ações, pois muitas ações nos canais utilizam-se de ferramentas de marketing para permitir o melhor escoamento do produto ao longo do canal. Para conhecer e aplicar as necessidades do seu produto para o cliente é necessário harmonizar a distribuição desses produtos de uma maneira logisticamente correta, explorando o que o consumidor quer, pois, o marketing bem realizado idealiza o consumo e aquisição do produto. Alcançados esses objetivos, o produto adquire uma vantagem competitiva perante o canal de distribuição concorrente. Para Coughlan et al. (2002, p. 20), um canal de marketing é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. (FERNANDES, 2012, p.46).
I. Os principais integrantes de um canal de distribuição são fabricantes, intermediários (que podem ser atacadistas, varejistas e especialistas) e usuários finais que podem ser os representantes de corporações (compradores) ou os consumidores finais.
PORQUE
II. A presença ou ausência de um determinado tipo de intermediário pode variar dentro dos tipos de canais, porém, basicamente, as figuras fabricantes e usuários finais são mantidos, pois um canal de distribuição de uma determinada empresa pode não se utilizar de intermediários, exemplo este pouco comum nos dias de hoje, porque os integrantes classificados como intermediários desempenham o papel de facilitadores.
Selecciona una de las siguientes respuestas posibles: