Creado por Cristiana Vaz
hace más de 10 años
|
||
Os continentes hoje separados terão estado outrora unidos num super continente a Pangeia, que se encontrava rodeada de um único mar - Pantalossa.
Este continente há aproximadamente 200 M.a ter-se-ia fragmentado, os pequenos continentes resultantes foram-se deslocando até as posições que ocupam atualmentente, e o mar subdividiu-se nos atuais mares.
A Teoria da Deriva Continentes, anteriormente explicada, foi proposta pelo cientista Alfred Wegener que para comprovar a sua teoria utilizou argumentos morfológicos, paleontológicos, paleoclimáticos e litológicos/geológicos.
Argumentos morfológicos - Wegener constatou que as margens atlânticas da América do Sul e de África se ajustavam á semelhança de peças de um puzzle. Depois Wegener fez o mesmo aos restantes continentes e apesar de não ser tão visível como a anterior, estes também se encaixavam.
Argumentos paleontológicos - Em seguida foram encontradas grandes semelhanças no registo fóssil da América do Norte e da Europa, da América do Sul e da África e por fim da Austrália, África do Sul, Índia e Patagónia. Esta constatação da distribuição destas espécies fósseis, em continentes que hoje se encontram muito afastados, poderia ser explicada se, na altura em que estes seres vivos habitavam a Terra, todos os continentes estivessem unidos num só.
Argumentos litológicos/geológicos - Wegener encontrou semelhanças nas rochas existentes de um lado e outro do Oceano Atlântico. Esta correspondência litológica verifica-se em termos de idade e tipos de rochas, depósitos minerais, camadas de carvão e estruturas geológicas.
Argumentos paleoclimáticos - Wegener como meteorogista deu uma atenção especial ao clima e constatou que regiões que hoje se encontram muito afastados têm origem glaciar, essas regiões são a costa oeste da América do Sul, o sul do continente africano, a Índia, o sul da Austrália e a Antártida.