Depois de sua experiência que mostrou que as tempestades de raios produzem ou são produzidas pela eletricidade e que podemos subjugar essa eletricidade, que ela é uma força da natureza à espera de ser explorada Benjamin Franklin voltou sua mente para outras questões: por que a jarra de Leiden produzia as maiores faíscas quando segurada na mão? Por que toda a eletricidade não escapa de lá? Então chegou a conclusão de que, conforme a jarra é eletrizada, a carga elétrica negativa desce pelo fio até a água. Se a jarra estiver sobre um isolante, uma pequena quantia se acumula na água.
Mas se a jarra for segurada por alguém enquanto está sendo eletrizada, a carga elétrica positiva sobe pelo seu corpo a partir do solo até o exterior da jarra, tentando anular a carga negativa dentro.
Mas as cargas positivas e negativas são impedidas de se anularem pelo vidro que atua como isolante.Em vez disso, as cargas só fazem aumentar em ambos os lados do vidro.
Assim, tocar a parte superior da jarra com a outra mão, forma um circuito, permitindo que a carga negativa no interior passe pela mão até a carga positiva do lado de fora, finalmente anulando-a.
O movimento da carga produz um grande choque e muitas vezes uma faísca.
Para Franklin:
Selecciona una de las siguientes respuestas posibles: